Os Andes em uma viagem de trem pelo Peru

Os Andes em uma viagem de trem pelo Peru

A Cordilheira dos Andes, com suas cadeias de montanhas, vales e precipícios tornam a viagem por terra no Peru uma experiência desafiadora e, na maioria das vezes, viável apenas em voos domésticos. Mas o charme, a atemporalidade e o luxo dos trens Belmond Andean Express são uma exceção.

Assistir as cadeias de montanhas, com seus cumes nevados se revelando entre um vale e outro, saboreando um autêntico ceviche da costa ou a saborosíssima e única carne de alpaca durante a viagem são só algumas das experiências possíveis.

Seguindo o conceito de slow travel, em que o próprio ato de deslocar-se durante uma viagem se torna também uma experiência, o tranquilo trajeto entre Puno e Cusco se torna – ele próprio – uma grande atração.

Aliás, atração que conta com uma grande vantagem: um amplo vagão de observação em que pode-se ter uma visão ampla da natureza.

Uma ótima forma de encontrar lhamas, alpacas e vicunhas pastando em seu habitat natural: mais alto e mais íngreme do que seres humanos costumam ficar.

É uma forma diferenciada de percorrer este belíssimo à margem do Lago Titicaca, o lago mais alto do mundo, até Cusco, antigo centro do Império Inca e porta de entrada para a relíquia da humanidade Machu Picchu.

Em Titicaca encontra-se a ilha artificial Uros, flutuando sobre um trançado de totora, espécie de junco que cresce no lago. Para navegar neste lago, os barcos também são construídos com totora e são o veículo tradicional de transporte dos habitantes da região.

Ao chegar em Cusco, toda a história e cultura do Império Inca começa a se apresentar para o viajante atento. O centro turístico foi em grande parte construído sobre as edificações originais Incas: em algumas ruas é possível distinguir o encaixe preciso das pedras escuras sustentando as paredes de adobe.

Já em San Blas, o chamado Bairro dos Artesãos é possível encontrar artigos da região, incluindo acessórios de lã de alpaca e jóias com o tradicional trabalho em pedras coloridas.

E se tudo isso já não soa incrível, a última dica é sobre o Sanctuary Lodge, único hotel adjacente à cidade sagrada de Machu Picchu, com vista privilegiada de seus templos, jardins suspensos e montanhas. Todas as demais acomodações próximas a Machu Picchu ficam na cidade vizinha de Aguas Calientes.

Viajar de trem é uma experiência que pode parece datar do século XIX, mas com a estrutura e serviço à bordo do Belmond Andean Express, as suas memórias ultrapassarão as barreiras do tempo.

Post anterior
Ilhas do Tahiti
Próximo post
5 Motivos para viver experiências únicas nos Castelos da Irlanda

Nenhum Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

Back
SHARE

Os Andes em uma viagem de trem pelo Peru