Geórgia – um fascinante país nas fronteiras com o Cáucaso

Geórgia – um fascinante país nas fronteiras com o Cáucaso

[Publicado em 28/07/2017]

A Geórgia é um dos mais antigos países da Europa e por ter sido parte importante da Rota da Seda, atraiu para os seus domínios tradições orientais e ocidentais que lhe conferem uma cultura singular e encantadora.

De beleza ímpar, com montanhas permanentemente cobertas por neve e vales com pequenos vilarejos, Geórgia tornou-se um Patrimônio da Humanidade por preservar, quase que intacta, suas tradições.

O país tornou-se o terceiro da Europa a oficialmente adotar o cristianismo como religião oficial em 337 d.C. Conta-se que Elias, um georgiano, encontrava-se em Jerusalém quando Jesus foi crucificado e comprou, de um soldado romano, a veste que usava em seus momentos finais. Trazendo-a consigo para a Geórgia, mostrou-a para sua irmã Sidonia que, ao tocá-la, morreu de emoção. Como não conseguiam soltar suas mãos de tão sagrado objeto, foram enterrados juntos.

Tempos depois, uma réplica da Capela do Santo Sepulcro foi construída na cidade de Mtskheta. Em seu interior, foi feito um jazigo para abrigar Sidonia e as vestes de Jesus. Até hoje, é um dos mais importantes locais de peregrinação para os católicos locais e do mundo.

Tbilisi é a atual capital do país. De extremas beleza e importância histórica, ocupou um grande destaque na mídia internacional em 2010, ao inaugurar a Ponte da Paz. Construída com estruturas metálicas e de vidro, lembra uma arraia e serve de acesso aos pedestres que circulam entre o Centro Histórico e o Parque Rike. Todas as noites, centenas de luzes LED iluminam a estrutura, que se reflete com esplendor sobre o rio Kura.

E, claro, não se pode deixar de mencionar a tradição milenar dos vinhos da Geórgia. O país, auto-intitulado de “berço dos vinhos”, originalmente transformava o suco de uva em vinho após fermenta-lo em um Qvevri (pote de barro de enorme proporção). Atualmente, alguns vinhos produzidos com esta técnica estão na lista dos mais raros e caros do mundo.

Quanto aos espetáculos culturais, os seus ballets folclóricos não ficam nada a dever às mais renomadas companhias internacionais. Vale a pena verificar a agenda destas apresentações e incluir um destes espetáculos em seu roteiro ao visitar o país.

A Geórgia é um destino com inúmeras e enriquecedoras experiências para agradar aos que a visitam: Roteiros gastronômicos, culturais, religiosos, de exploração ou uma mescla de tudo isso? Qualquer que seja a sua expectativa, ela será superada por esta fascinante região do Cáucaso.

Post anterior
A Multiplicidade de experiências pelo Rio Douro
Próximo post
Qual o perfil de viagem do seu pai?

1 Comentário

  1. Avatar
    MariMaria
    10 de maio de 2018 de 16:23 — Responder

    Obrigado.Excelente artigo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

Back
SHARE

Geórgia – um fascinante país nas fronteiras com o Cáucaso