Oktoberfest: A festa de casamento que ganhou o mundo

[Publicado em 28/09/2017]

Em 12 de Outubro de 1810, o Príncipe Ludwig da Baviera casou-se com a Princesa Teresa de Saxe-Hildburghausen. Para comemorar a união, os convidados foram recepcionados nos belos campos diante dos  portões da cidade de Munique. Permaneceram dias seguidos brindado às bodas reais com muita cerveja e cantoria. Assim nasceu o festival de cerveja de maior sucesso no mundo: a Oktoberfest.

De duração entre 16 a 18 dias, o festival só vem crescendo com o passar dos anos. Hoje, existem celebrações similares ao redor do mundo todo – dos Estados Unidos, até a China. A nossa Oktoberfest de Blumenau é um dos exemplos de maior sucesso, empatado com o de Ontário e atrás apenas da Oktoberfest original alemã.

Tradicionalmente nas terras germânicas, a Oktoberfest é realizada ainda no mesmo local de sua primeira edição. Em amplas tendas coloridas, moças vestidas com dirndl (os trajes típicos da Baviera) transitam entre centenas de convidados com maestria, equilibrando bandejas carregadas com canecas de cerveja, a homenageada estrela da festa.

A seleção das cervejarias da Oktoberfest é feita com atenção e critério: apenas aquelas que fabricam a bebida dentro dos limites da cidade e seguindo as normas estabelecidas pela Reinheitsgebot (Lei da Pureza da Cerveja Alemã) podem ser comercializadas. O festival tem até mesmo a própria cerveja tradicional, uma märzen de suave coloração dourada.

Abaixo, listamos algumas das cinco tendas imperdíveis que você precisa conhecer durante a Oktoberfest de Munique:

  • Schottenhamel

Considerada a tenda mais importante e a primeira que se vê no festival. É nela que o prefeito de Munique serve o primeiro caneco de cerveja, liberando as tendas restantes para fazer o mesmo.

  • Weinzelt

Significa, literalmente, “a tenda do vinho”. Aqui, você pode escolher entre 15 vinhos selecionados. Como alternativa, a Weinzelt também serve a deliciosa Weißbier, cerveja feita de malte de trigo, malte de cevada, lúpulo e levedura.

  • Münchner Knödelei

Visite essa tenda para provar um dos pratos típicos da Baviera, o knödel (bolinhos) nas suas mais variadas apresentações.

  • Bodo’s Cafezelt

Tenda pequena, a Bodo’s oferece uma seleção de drinks variados, além de cafés e uma infinidade de doces e sorvetes. Destaque especial para o strudel, vendido tanto em sua apresentação original, como feito de vários outros sabores.

  • Augustiner-Festhalle

A queridinha dos locais. Nela se serve a cerveja favorita de Munique, a Augustiner, que é mantida em barris de madeira, ao invés dos containers de aço das outras tendas.