Líbano
Um país que você precisa conhecer

Líbano, um país que você precisa conhecer

[Por Juliana A. Saad e Mauro Marcelo Alves]
[Publicado em 11/10/2017]

O Líbano carrega em cada centímetro de seu tecido histórico-cultural as marcas dos povos e culturas que o atravessaram. O país é particularmente próximo do Brasil, já que muitos migraram para cá e o Brasil hoje é a nação com o maior número de descendentes libaneses do mundo.

Uma guerra civil devastou o país nos anos 1970 e 1980, mas após sua reconstrução ocupa um lugar de destaque no Oriente Médio.  

Beirute

Com certeza é uma cidade vibrante e sofisticada, sem perder a riqueza de seu passado. E nada melhor do que conhecer um dos seus souks (mercados) para rapidamente entender como pulsa o coração da cidade. Neles, uma miríade de artigos, que vão desde túnicas a especiarias, vão vencer todas as tentações de consumo.

No bairro de Hamra, a atmosfera moderna da cidade se mostra nos novos edifícios comerciais, shoppings, cafés e restaurantes. Para os amantes das artes, o Museu Nacional é visita obrigatória para quem deseja imergir no longínquo passado do país.

E não há como não passar pela Corniche, a avenida que contorna a faixa litoral. Depois de sentir toda a atmosfera dessa maravilhosa capital, é hora de conhecer as maiores atrações históricas e naturais do país.  

Byblos (Jbeil)

Fundada em 5 mil a.C, Byblos é a cidade mais antiga do mundo. Lá nasceu o alfabeto e o papiro, e do seu nome surgiu a palavra Bíblia. Chamada de Jbeil pelos locais, as ruas da cidade guardam vestígios históricos dos romanos, persas, fenícios e até mesmo neolíticos.

Destino perfeito, portanto, para os fascinados por História. O símbolo da cidade é seu porto, guardado por um pequeno forte. Outros locais imperdíveis são o Templo dos Obeliscos, o anfiteatro romano, o Castelo de Gibelet (construído pelos cruzados, no século 12) e as ruínas das construções fenícias.

Espalhados pela cidade, há uma variedade de restaurantes e bares. Os mais pitorescos se encontram, claro, próximos do porto. Quem visitar a cidade no verão poderá aproveitar um animado e famoso festival de música, que reúne atrações locais e internacionais.

Vale de Bekaa: Baalbek e Anjar

Apesar de sua importância para a civilização fenícia, Baalbek é mais conhecida atualmente por três construções romanas: os templos de Baco, Júpiter e Vênus.

O maior de todos é dedicado ao rei do Olimpo. Com 88m de comprimento por 48m de comprimento, era o maior templo do mundo romano. A passagem turbulenta do tempo nos permite visitar, hoje, apenas seis colunas de 22m de altura cada.

A História foi mais gentil com o Templo de Baco, que encontra-se em condições de conservação muito melhores. Em proporções um pouco menores, é possível vislumbrar toda a glória que o grande Templo de Júpiter tinha pelas suas linhas.

Já a construção dedicada à deusa do amor e da beleza, apesar de bem menor, chama a atenção pela sua disposição circular.

No mesmo vale onde se localiza Baalbek, é possível visitar o sítio de Anjar. Lá, o destaque é para as milenares construções da civilização dos Omíadas, dinastia de califas que reinou de 661 a 750.

Projetada para funcionar como entreposto comercial, Anjar foi construída em 705 para ser abandonada após algumas dezenas de anos, com a queda do califado. Em 1943, pesquisas arqueológicas revelaram a cidade fortificada, com destaque para as delicadas ruínas do Grande Palácio.

Para encerrar, o Vale de Bekaa é famoso por seus vinhedos. Com algumas uvas que só crescem lá, o Líbano tem vinícolas famosas e premiadas e que combinam perfeitamente com a deliciosa culinária libanesa.

Gruta de Jeita e Harissa

No vale de Nahr el-Kelb, a 18km de Beirute, encontra-se a mais bela atração natural do Líbano. A Gruta de Jeita é formada de pedra calcária rosa, moldada pela água cristalina ao longo dos anos, até lembrar véus e flores. É possível passear de barco pelo rio subterrâneo e ver até 120m de estalactites de 10 mil anos.

Já na cidade de Harissa, as atrações são o Santuário de Nossa Senhora do Líbano, com sua monumental imagem branca de Maria.

O Líbano é um país de muitas facetas, cada uma apresentando um aspecto diferente e belo de sua cultura e história. Um destino imperdível, que certamente trará memórias inesquecíveis para quem o visitar.

Post anterior
Quênia e Tanzânia: O grande espetáculo da natureza
Próximo post
Marrocos: cidades imperiais

Nenhum Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

Back
SHARE

Líbano, um país que você precisa conhecer