Portugal
Descubra o Alentejo – A “Nova Toscana”

Portugal | Descubra o Alentejo – A “Nova Toscana”

[Publicado em 20/02/2018]

Alentejo corresponde a um terço do território português e recentemente conquistou um grande destaque internacional a tal ponto que muitos a tratam como a “Nova Toscana”, título que não poderia ser mais merecido.

Descubra o Alentejo – A “Nova Toscana”

O solo fértil desta região garante uma gastronomia que supera a sofisticação, sobressaindo-se, acima de tudo, por ser rica em ingredientes frescos e de variedade, como o delicioso queijo de leite de ovelhas. Um fato curioso é que ali as queijarias são denominadas “rouparias”, por conta das várias trocas de panos (ou roupas) utilizadas para filtrar o leite coalhado até que se torne mais consistente para a produção do queijo.

Com um reconhecimento crescente de seus vinhos, muitos produtores se sentiram motivados a abrirem suas adegas para receber enófilos e apreciadores, que podem visitar as instalações e se hospedar em suas dependências, onde o conforto e a ruralidade aguçam todos os sentidos sufocados pela agitação urbana do homem moderno.

Descubra o Alentejo – A “Nova Toscana”

Em relação às cidades de maior destaque, Évora é linda e, comprovadamente, a mais visitada. Capital do Alentejo e Patrimônio Histórico da Humanidade, é cercada por muralhas medievais que preservam suas ruas estreitas e quase labirínticas. Uma atração imperdível é a Capela dos Ossos, que traz a seguinte inscrição em sua entrada:

Nós ossos que aqui estamos pelos vossos esperamos”.

Descubra o Alentejo – A “Nova Toscana”

Em seu interior, calcula-se que foram utilizados ossos de diferentes partes dos corpos de cerca de 5 mil monges para erguer as colunas que sustentam a estrutura da capela. Não se trata de um humor sinistro ou maldição, mas apenas uma referência à transitoriedade da vida – objetivo destes monges quando ali se estabeleceram.

Outra atração é Arraiolos, 30 minutos ao norte de Évora. É uma vila típica local, com graciosas casas pintadas de branco com detalhes em azul e amarelo. Desde o século 17, a cidade se destaca pelos tapetes Bordados com fios de lã, em uma combinação de cores e desenhos de altíssimo bom gosto. O bordado utiliza o famoso “ponto de Arraiolos”, cuja técnica, passada de geração a geração, é reconhecida em qualquer parte do mundo como uma marca única.

Descubra o Alentejo – A “Nova Toscana”

Uma tendência crescente para os que visitam o Alentejo é participar de um tour de bicicleta. Sua geografia plana, cortada por campos de girassóis e com paradas em vinhedos para degustação das premiadas marcas locais, garantem que este pedacinho de Portugal se torne uma experiência inesquecível.

Post anterior
3 estilos de navegar
Próximo post
Equador: um país surpreendente e muito promissor

Nenhum Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

Back
SHARE

Portugal | Descubra o Alentejo – A “Nova Toscana”