Itália | De bike pela Toscana

[Publicado em 21/12/2018]

Um jeito diferente de conhecer ou revisitar incríveis lugares turísticos, e que ganha cada vez mais adeptos pelo mundo, é usar a bike como transporte nos roteiros de viagem ou city tours. O ritmo das pedaladas convida para uma observação detalhada, quase contemplativa, das atrações do percurso, além, claro, de ajudar a manter a boa forma mesmo nas férias e feriados.

Uma viagem que traduz à perfeição essa tendência é o tour Toscana em Bicicleta, que acaba de ser lançado pela Queensberry. Seus catorze dias de duração incluem cinco dias de passeio de bike pelas colinas e campos de oliveiras e ciprestes da Toscana – a magnífica região da Itália, terra de grandes vinhos e rica gastronomia, de bem conservadas cidades medievais e legados dos tempos da Antiga Roma.

Toscana de Bike
Típica paisagem da Toscana

Como não poderia deixar de ser, a viagem começa em Florença, a capital da Toscana. Depois de três dias na cidade protagonista do panorama turístico mundial, um trajeto de ônibus leva os passageiros até Rapolano Terme, onde as bicicletas são entregues para o início do tour já no dia seguinte.

[title]Roteiro de Bike[/title]

PRIMEIRO DIA
Percurso: cerca de 35km, com 650 metros de aclive.
Highlights: San Gusmé, pequena vila murada no topo de uma colina, com vista para a cidade de Siena; e Castello di Brolio, que há dez séculos domina a arte de elaborar o autêntico vinho Chianti. Sitiado e destruído por diversas vezes, o castelo medieval foi reconstruído em 1800 e tem um deslumbrante jardim renascentista.

SEGUNDO DIA
Percurso: cerca de 40km, com 700 metros de aclive.
Highlights: o bem preservado centro histórico medieval da linda Siena. Os edifícios mais bonitos ficam na famosa Piazza del Campo, como o Palazzo Público, a Torre do Sino, a Fonte Gaia e a catedral. É ali na praça que acontece todos os anos o famoso Palio di Siena, uma das mais antigas corridas de cavalos do mundo. No final do passeio, parada para degustação de um clássico Chianti.

Piazza del Campo, Siena
A linda Piazza del Campo, em Siena

TERCEIRO DIA
Percurso: cerca de 40km, com 700 metros de aclive.
Highlights: a região chamada de Crete Senesi, uma das paisagens mais interessantes da Toscana. A coloração cinzenta da argila dá à paisagem uma aparência lunar. Na verdade, tratam-se de sedimentos do mar que cobria a região entre 2,5 e 4,5 milhões de anos atrás. Ao longo dos anos foi colonizada por sicilianos que adaptaram o cultivo de cereais no terreno argiloso, dando origem a campos de trigo que proporcionam paisagens arrebatadoras.

QUARTO DIA
Percurso: cerca de 40km, com 650 metros de aclive.
Highlights: Pienza, a “cidade ideal” criada pelo Papa Pio II segundo os cânones do Renascimento. Trata-se de uma verdadeira obra de arte localizada em uma colina. O passeio inclui um tempo para apreciar o famoso queijo Pecorino de Pienza, uma especialidade local. Outro destaque: Bagni Vignoni, cidade termal da época romana e um dos vilarejos mais encantadores da Toscana, projetado ao redor de uma piscina retangular com água quente de origem vulcânica.

Pienza, Toscana
Pienza: a “cidade ideal”

QUINTO DIA
Percurso: cerca de 35km, com 570 metros de aclive.
Highlights: as colinas ao redor de Montalcino, que são famosas pelos vinhedos que dão origem a um dos tintos italianos de maior prestígio: o Brunello. Já em Montalcino, as principais atrações são a fortaleza medieval e a Abadia di Sant’Antimo. Após o passeio, visita até uma vinícola para um delicioso almoço e breve descanso antes do embarque de ônibus para Roma.

Toscana Bike
Tour pelas paisagens e ruínas da Toscana

São três noites na “Cidade Eterna” para conhecer as suas mais incríveis atrações. Mas quem disse que as bikes serão deixadas de lado? O programa inclui um extraordinário passeio de bicicleta pela Via Appia Antica, estrada romana de 2.300 anos, para desfrutar a beleza das ruínas históricas, catacumbas e antigos aquedutos romanos que se erguem sobre os campos no horizonte.

Piazza Roma
Tour termina com três noites em Roma