Croácia | Mamma Mia!

[Publicado em 04/01/2019]

Quase todo filme bem-sucedido nas bilheterias acaba por gerar, no mínimo, uma sequência, na maioria das vezes não tão boa como o original. Lançado em 2008, Mamma Mia!, que faturou mais de US$ 600 milhões em todo o mundo, levou dez anos para ter a sua: Mamma Mia! Lá Vamos Nós de Novo, lançado em 2018 nos cinemas e já disponível em Blu-ray, DVD e para aluguel nos canais pagos de TV.

Embora alguns críticos tenham torcido o nariz, principalmente para os vários furos do roteiro, Mamma Mia 2 é tão divertido e alto astral quanto seu predecessor e traz novamente números musicais inspirados nas canções do grupo ABBA, incluindo as clássicas “Dancing Queen”, “Mamma Mia” e “Fernando”.

Filme Mamma Mia!
Inspirados no grupo ABBA, números musicais garantem o alto astral e a emoção do filme

A sequência transita entre duas linhas do tempo: no presente, narra as dificuldades de Sophie (Amanda Seyfried) para reinaugurar o hotel que herdou de sua mãe Donna (Meryl Streep) na fictícia ilha grega de Kaloikari; e, no passado, conta o envolvimento da jovem Donna (vivida por Lily James) com seus três pretendentes, que, no primeiro filme, disputam a paternidade de Sophie.

Para garantir a bilheteria, Mamma Mia 2 traz de volta o estrelado elenco anterior – os pretendentes Pierce Brosnan, Colin Firth e Stellan Skarsgård e as amigas de Donna, interpretadas por Christine Baranski e Julie Walters – acrescido dos atores que vivem os personagens na juventude, além de duas participações de peso: Andy Garcia, como o gerente do hotel que será reinaugurado, e Cher, como a avó de Sophie – uma licença (ou um furo?) do roteiro, pois a cantora é apenas três anos mais velha que Meryl Streep.

Filme Mamma Mia!
Donna na juventude, Lily James (ao centro) transmite todo o carisma da personagem

LOCAÇÕES

Como no primeiro filme, as locações são um show à parte. Desta vez, porém, a produção optou por filmagens na Croácia no lugar da ilha grega de Skopelos, no Mar Egeu, cenário do primeiro Mamma Mia!, o que não diminuiu em nada a beleza das filmagens. Os penhascos escarpados, o estonteante mar azul e a areia branquinha das praias mais uma vez estão ali para maravilhar quem assiste ao longa.

Se não há cenas nas principais atrações turísticas do país, como Dubrovnik e Split, a Croácia mostra toda a sua beleza na ilha de Vis, localizada a 3 horas de ferryboat de Split. Além de ótimas praias e trilhas, Vis é conhecida pela produção de bons vinhos e pela deliciosa gastronomia, e ainda por ter uma rica história. Foi ali que o estadista iugoslavo Josip Broz Tito (1892-1980) montou a resistência contra os nazistas durante a Segunda Guerra Mundial – é possível até visitar a caverna onde ele teria ficado no período –, tendo servido posteriormente como base militar da Iugoslávia durante o Regime Comunista.

Vis, Croácia
Praias e vilas da ilha de Vis, na Croácia, foram as principais locações de Mamma Mia! 2

É na cidade de Vis, de mesmo nome da ilha e considerada a mais antiga da Croácia, que os personagens do filme chegam de ferry, conforme o roteiro se desenvolve. Na parte Oeste da ilha, Komiza foi a locação de várias cenas, principalmente em Barjoska Bay, o que exigiu que a produção construísse até uma nova estrada por ali. Já Barjaci foi o cenário da parte musical mais espetacular, quando Colin Firth e Stellan Skarsgård chegam à ilha de barco, acompanhados por 300 dançarinos – todos cantando e dançando “Dancing Queen”.

Stiniva, Croácia
A praia de Stiniva, em Vis, já foi considerada a mais bonita da Europa

Considerada a praia mais bonita do continente europeu em 2016, Stiniva, na costa Sul, é o lugar onde a jovem Donna desembarca pela primeira vez na ilha, e se apaixona definitivamente por ela. Por falar na jovem Donna, Lily James brilha em todas as cenas em que aparece, ao interpretar com paixão a personalidade da protagonista, e ainda divide com Amanda Seyfried e Meryl Streep o momento mais comovente do filme, quando as três cantam “My Love, My Life” numa igreja. De derramar lágrimas…

Dubrovnik, Croácia
Uma das principais atrações turísticas da Croácia, Dubrovnik ficou de fora das filmagens

 

Post anterior
Itália | De bike pela Toscana
Coron , Filipinas
Próximo post
Filipinas | Um país lindo e surpreendente

2 Comentários

  1. Avatar
    Alisson Vieira
    15 de janeiro de 2019 de 10:44 — Responder

    Top!

    • Queensberry Viagens
      Queensberry Viagens
      15 de janeiro de 2019 de 11:23 — Responder

      Olá Alisson,
      Agradecemos sua mensagem!
      Atenciosamente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

Back
SHARE

Croácia | Mamma Mia!