ESLOVÊNIA
Desfrute as incríveis atrações do país

Eslovênia | Desfrute as incríveis atrações do país

[Publicado em 25/01/2019]

Uma das repúblicas que compunham a antiga Iugoslávia, a Eslovênia ficou à margem dos conflitos que desintegraram o país no final do século passado, tendo conquistado a independência em junho de 1991. Aliadas a esse pacífico processo de transição política, sua localização – entre o Mar Adriático e os picos nevados dos Alpes – e suas belezas naturais – é considerada uma importante reserva verde do continente europeu – logo atraíram a atenção dos turistas de todo o mundo.

Reconhecida como a Capital Verde da Europa em 2016, a capital Ljubljana, fundada há 2 mil anos, é uma linda porta de entrada para o país, principalmente no verão quando suas ruas e praças são tomadas por uma série de eventos artísticos gratuitos. Entretanto, em todas as estações do ano, a capital esbanja a beleza de uma cidade medieval com características modernistas graças à influência do arquiteto Jože Plečnik (1872-1957).

Ljubljana, Eslovênia
Capital da Eslovênia, Ljubljana é cercada por parques e áreas naturais protegidas

Principal arquiteto esloveno, Plečnik deixou seus traços na capital como Oscar Niemeyer (1907-2012) o fez em Brasília. Entre seus melhores trabalhos, destacam-se a Biblioteca Nacional, Tromostovje (as famosas três pontes) e a intervenção no castelo medieval realizada em meados do século 20 – quem quer conhecer mais do seu trabalho pode visitar a Plečnik House, museu com uma exposição permanente sobre a vida e a obra do arquiteto.

Por falar no castelo, trata-se de uma das principais atrações turísticas de Ljubljana. Localizado no alto de uma colina, pode se chegar até ele de funicular ou a pé em uma caminhada de cerca de 20 minutos. Dali do alto, dá para visualizar os parques e áreas naturais protegidas que rodeiam a cidade e a margem do rio Ljubljanica com suas pitorescas pontes: entre elas, a já citada Tromostovje e a Ponte do Dragão, que ostenta quatro esculturas de bronze de um assustador dragão alado, o símbolo da cidade.

Castelo Medieval, Ljubljana, Eslovênia
Localizado no alto de uma colina, o castelo é uma das principais atrações de Ljubljana
Três Pontes, Ljubljana, Eslovênia
Igreja da Anunciação e as Três Pontes: pontos turísticos da capital da Eslovênia

Já o centro histórico da cidade, composto por um agradável conjunto de ruas e charmosas praças, margeadas pelo Ljubljanica, é perfeito para ser percorrido a pé ou de bike, pois é fechado para o tráfico de veículos. O centro tem boas opções de bares e restaurantes – uma dica é provar um dos pratos tradicionais da região e o popular drinque local, o Zganje, feito à base de ameixas.

OUTROS PASSEIOS

Digno das melhores fotos no Instagram, Bled é um vilarejo cercado de montanhas, à beira de um lindo lago de águas verde-esmeralda. A vista mais bonita do lago e dos picos alpinos que rodeiam o lugar é a partir do castelo, cuja construção data do século 12.

Bled, Eslovênia
Em pleno lago de Bled, a pequena ilha que abriga a Igreja da Anunciação da Virgem Maria

A partir de Bled, é possível visitar Triglav, a montanha mais alta da Eslovênia, com 2.864 metros acima do nível do mar, e a pequena, e lindíssima, ilha no lago que abriga a igreja da Assunção da Virgem Maria. Barquinhos levam os turistas até a ilha e 99 degraus até o alto da torre de 52 metros de altura para curtir uma vista literalmente de tirar o fôlego.

Outra atração mundialmente famosa da Eslovênia é a Caverna de Postojna, com seus 24 quilômetros de galerias. A visita é bem interessante e pode ser feita em um trem turístico que percorre uns 4 quilômetros mais um trecho a pé. Para completar o passeio, em uma parede rochosa que se eleva acima de uma caverna, fica o histórico Castelo de Predjama, o maior castelo do mundo localizado dentro de uma caverna. Simplesmente, incrível!

Castelo de Predjama, Eslovênia
Fachada e interior do Castelo de Predjama, localizado dentro de uma caverna
Post anterior
Caribe | Um novo Le Sereno em St. Barth
Próximo post
Alemanha | Cidades do Norte: pura beleza

4 Comentários

  1. Maria N. B. Monteiro
    1 de fevereiro de 2019 de 21:53 — Responder

    Gostaria de saber a data de inicio e quantos dias de duração desse programa da Eslovénia.

    • Queensberry Viagens
      4 de fevereiro de 2019 de 08:25 — Responder

      Olá Maria,
      Agradecemos sua mensagem.
      Entraremos em contato por email!
      Atenciosamente

  2. Marcia Helena Freitas Piccoli Steffanelo
    1 de fevereiro de 2019 de 14:23 — Responder

    Boa tarde!

    Gostei muito de saber sobre a Eslovênia.
    Estou interessada nesse programa.

    Obrigada
    Marcia

    • Queensberry Viagens
      1 de fevereiro de 2019 de 17:20 — Responder

      Olá Marcia
      Agradecemos sua mensagem e entraremos em contato por email!
      Atenciosamente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

Back
SHARE

Eslovênia | Desfrute as incríveis atrações do país