Alemanha
Cidades do Norte: pura beleza

Alemanha | Cidades do Norte: pura beleza

Alemanha

[Publicado em 01/02/2019]

As cidades do Norte da Alemanha enriqueceram e ganharam notoriedade muito tempo atrás com a criação da Liga Hanseática, aliança mercantil formada a partir do século 13. A liga, que chegou a reunir mais de 100 cidades, manteve o monopólio comercial sobre quase todo o Norte da Europa e se transformou em uma importante força política até o século 17, quando entrou em decadência com os descobrimentos marítimos que levaram o comércio mundial para outras rotas.

Líder da Liga Hanseática, Hamburgo, na atualidade a segunda maior cidade do país, dona de um dos maiores portos da Europa, representa muito bem essa rica história. Suas ruas apresentam uma fascinante mescla de estilos arquitetônicos. Na parte antiga da cidade, onde os comerciantes faziam seus negócios, predominam as lindas residências e escritórios dos séculos 17 a 19 que dividem seu espaço com bares e restaurantes. Há ainda a Speicherstadt, a antiga zona de armazéns com sua clássica arquitetura de tijolos típica de Hamburgo; e a HafenCity, o novo centro da cidade, onde está sendo construído um dos maiores projetos arquitetônicos urbanos na Europa.

Centro de Hamburgo, Alemanha
Vista do centro de Hamburgo a partir dos tradicionais arcos, com o prédio da Prefeitura ao fundo

Entre os passeios, percorrer de barco os canais passando por algumas das diversas pontes e visitar o Wunderland, considerado o maior museu de ferromodelismo do mundo, com 4 mil m² de área de miniaturas ambientadas em diversos lugares do planeta, são opções imperdíveis.

Town Hall, Hamburgo, Alemanha
O pátio do Town Hall, construído no século 19 e sede do governo de Hamburgo – Foto: Aldorado/Shutterstock.com

OUTRAS CIDADES

Considerada no passado a rainha de todas as cidades hanseáticas, Lübeck hoje se distingue pela preservação do ambiente medieval e pela beleza. Seu centro antigo, Patrimônio Mundial da Unesco, está localizado numa ilha no Rio Trave com as sete torres das suas cinco igrejas principais se destacando na paisagem. Encabeçam a lista de atrações o conjunto em torno da prefeitura; o Koberg, um quarteirão de fins do século 13 muito bem conservado; Holstentor, a porta de acesso ao centro e símbolo da cidade; e o antigo armazém de sal Salzspeicher, na margem esquerda do Trave.

Diversos bares, restaurantes, clubes e baladas animam a noite de Lübeck, que se destaca também por ter tido entre seus filhos ilustres três ganhadores do Prêmio Nobel: os escritores Thomas Mann (1875-1955) e Günter Grass (1927-2015), e o chanceler alemão Willy Brandt (1913-1992), ganhador do Nobel da Paz em 1971.

Outra cidade que se notabilizou na Liga Hanseática pela saída estratégica para o Mar do Norte, Bremen tem uma história de 1.200 anos e hoje muita coisa para ser vista. A principal atração é o incrível conjunto arquitetônico barroco e renascentista na praça Marktplatz, Patrimônio Mundial da Unesco, que inclui a prefeitura, a Estátua de Rolando – que representa a independência da cidade – e as famosas estátuas dos Músicos de Bremen, inspirados em um conto dos Irmãos Grimm.

Bremen, Alemanha
A praça de Bremen, cidade que tem mais de 1.200 anos e muitas atrações turísticas – Foto: Rsphotograph/Shutterstock.com

Bremen tem mais de 1.000 bares, cafés, bistrôs e restaurantes, além de museus que merecem a visita, como o Weserburg, com seu acervo de arte instalado em quatro antigos armazéns, com 6 mil m² de área de exposição.

Nenhuma viagem ao Norte da Alemanha, porém, será completa sem uma visita a Celle. A cidade, que sobreviveu quase intacta aos bombardeiros da Segunda Guerra Mundial, tem um centro histórico lindíssimo, que parece saído de um conto de fadas, com cerca de 500 casas construídas pela técnica enxaimel!

Ljubljana, Eslovênia
Post anterior
Eslovênia | Desfrute as incríveis atrações do país
Próximo post
Q Travel Experiences

2 Comentários

  1. Avatar
    getulio carlos
    25 de janeiro de 2020 de 15:09 — Responder

    estamos indo à alemanha em junho em oito dias, descendo em frankfurt, pretendo ir a berlim , colonia e bruxelas, .

    • Queensberry Viagens
      Queensberry Viagens
      27 de janeiro de 2020 de 08:13 — Responder

      Olá Getulio
      Agradecemos sua mensagem.
      Uma de nossas consultoras entrará em contato para lhe auxiliar em sua viagem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

Back
SHARE

Alemanha | Cidades do Norte: pura beleza