TAIWAN
É fácil se apaixonar por Taipei

Taiwan | É fácil se apaixonar por Taipei

[Publicado em 15/03/2019]

Destino ainda pouco visitado pelos brasileiros, Taipei, a capital do arquipélago de Taiwan, é uma cidade que merece ser colocada na lista de lugares do mundo para se conhecer e se apaixonar. Pode muito bem completar um roteiro de viagem que inclua o Japão e a Coreia do Sul, por exemplo, e merece, no mínimo, três dias para ser explorada.

Taipei, Taiwan
Vista de Taipei com o templo da Jiufen Old Street em primeiro plano

Apesar de pequena, Taipei possui uma das maiores densidades populacionais do mundo – a população total de Taiwan é de cerca de 24 milhões de habitantes – e apresenta muitas semelhanças com as grandes capitais asiáticas: um agitado centro econômico com empresas de tecnologia convive em harmonia com monumentos históricos e comércio tradicional.

A capital também é conhecida pela vida noturna agitada. Uma das melhores experiências da cidade é explorar os exóticos mercados noturnos com variada oferta de comidas e lojinhas de souvenirs, roupas e equipamentos eletrônicos. Com sua profusão de cheiros, sabores e cores, o Shilin Night Market é considerado o maior e mais famoso deles. Outra opção de compras são as ruas movimentadas do distrito de Ximending, abarrotadas de lojas e barraquinhas onde se vende de tudo.

Mercado Shilin, Taipei, Taiwan
O mercado noturno Shilin Market e as ruas de comércio Ximending: endereços certos para as compras

A gastronomia é uma atração importante da cidade, com uma abundância de pescados e mariscos preparados de diferentes formas: no vapor, no forno, fritos, salteados… A culinária atual de Taiwan agrada pelos sabores suaves, com muitas e deliciosas preparações agridoces que fazem a alegria dos turistas.


VISTA DE CIMA

Dois lugares proporcionam as melhores vistas da cidade. Próxima do centro, a Montanha do Elefante oferece ângulos espetaculares para fotos e um pôr do sol de cinema – só é preciso vencer a longa escadaria que leva ao topo da montanha. Dali de cima, se destaca na paisagem a torre Taipei 101, um dos prédios mais altos da atualidade, com sua bonita arquitetura em formato de bambu que reflete os ensinamentos da cultura chinesa.

Com 101 andares acima do solo, a torre tem um dos elevadores mais rápidos do mundo: 37 segundos do quinto andar até o mirante, onde uma vista de 360º deixa os turistas sem palavras. O prédio abriga o Taipei Mall (cinco andares repletos de lojas), vários restaurantes servindo cozinha internacional e local e tem ainda uma atração espetacular: o amortecedor gigante que minimiza o balanço da construção durante tempestades e até tremores de terra.

Taipei 101, Taipei, Taiwan
A bonita arquitetura em formato de bambu da torre Taipei 101 se destaca no pôr do sol da cidade

Quando o assunto é história, Taipei tem muito para ser visto. O Memorial Chiang Kai Shek conta a trajetória do líder político que se isolou na ilha depois de ter sido derrotado pelas forças comunistas de Mao Tsé-tung, em 1949, e que governou Taiwan com mão de ferro até sua morte em 1975. Vale lembrar: até hoje a China considera a ilha sua província, enquanto Taiwan se declara um Estado soberano. Já no Museu do Palácio Nacional, a coleção abrange mais de 8 mil anos de história desde o Neolítico até a Dinastia Qing, que governou a China de 1644 a 1912.

Entre os templos budistas de Taipei, Longshan é um dos mais bonitos e interessantes por já ter sido destruído várias vezes por terremotos e incêndios, além de ter sofrido um bombardeio durante a Segunda Guerra Mundial. Fora da capital, em Kaohsiung, fica o maior monastério do país pertencente à ordem budista chinesa Fo Guang Shan, um complexo com santuário e Museu Budista.

Templo Longhsan, Taipei, Taiwan
Sempre repleto de turistas, o Templo Longshan é um dos mais bonitos e interessantes da capital

Aliás, quem quiser conhecer mais de Taiwan além da capital não irá se arrepender. Não foi à toa que os portugueses batizaram a ilha de Formosa quando estabeleceram um entreposto comercial ali, por volta de 1600. Um dos nove parques nacionais de Taiwan, o Taroko National Park tem uma incrível coleção de paisagens: grutas, cachoeiras, pontes, um Grande Cânion e desfiladeiros. Simplesmente espetacular!

Taroko National Park, Taipei, Taiwan
As paisagens do Taroko National Park revelam por que os portugueses deram o nome de Formosa à ilha

Bangkok, Tailândia
Post anterior
Tailândia | Incrível, Bangkok é exuberante e colorida
Próximo post
Experiências | Acomodações inusitadas pelo mundo

Nenhum Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

Back
SHARE

Taiwan | É fácil se apaixonar por Taipei