Escandinávia
Livro "Mitologia Nórdica" ajuda a curtir a região

Escandinávia | Livro “Mitologia Nórdica” ajuda a curtir a região

[Por Loraine Calza – Publicado em 19/04/2019]

Região geográfica e histórica do norte da Europa que abrange a Dinamarca, a Suécia e a Noruega, a Escandinávia é um lugar de natureza privilegiada, que impressiona pela qualidade de vida de suas cidades e pela rica herança cultural. Nesse último aspecto, o legado deixado pelos vikings, habitantes da região entre os séculos 9 e 11, desperta a curiosidade não só de pesquisadores, mas também de fãs de HQs, séries e filmes de super-heróis graças à apropriação da mitologia nórdica pela cultura pop.

escandinávia
A bonita Oslo, capital e maior cidade da Noruega – Foto: LMspencer/Shutterstock.com

Deixando de lado os estereótipos relacionados a sua fama de bárbaros sanguinários, os vikings se notabilizaram mesmo pela superioridade na construção de navios capazes de navegar por longas distâncias e águas rasas. A bordo dos seus drakkars, partiram da Península Escandinava para constantes expedições marítimas através do Báltico e Mediterrâneo, se estabelecendo, como colonizadores, na Irlanda, Inglaterra, França, norte da Rússia, entre outras localidades.

escandinávia
Com seus carros e drakkars, o Museu das Embarcações Vikings é uma das principais atrações de Oslo – Foto: goga18128/Shutterstock.com

Em Oslo, capital da Noruega, o Museu das Embarcações Vikings conta a história dessas expedições por meio da exibição de três drakkars do século 9. Na Dinamarca, Roskilde e Aarhus são exemplos de cidades que cresceram a partir de vilas vikings. Fundada em 990 d.C. pelo rei Harald “Dente Azul”, Roskilde é reconhecida por manter vivo o legado viking. Já Aarhus, fundada no século 10 e hoje a segunda maior cidade da Dinamarca, possui um museu construído no local de uma escavação arqueológica que revelou diversas estruturas e artefatos daquele povo.

escandinávia
Na Dinamarca, Roskilde é reconhecida por manter vivo o legado viking – Foto: RPBaiao/Shutterstock.com

escandinávia
A dinamarquesa Aarhus possui um museu viking construído no local de uma escavação arqueologica – Foto: balipadma/Shutterstock.com

Como se sabe, foi a introdução do cristianismo no fim do século 11, por missionários ingleses e saxões, que encerrou não só as incursões como também o apogeu dos vikings. Espalhadas pela Noruega, atualmente cerca de 30 igrejas construídas em madeira entre os séculos 10 e 12, as chamadas Stave Churches, com uma arquitetura ainda impregnada de símbolos pagãos, são prova do momento de transição entre a adoração dos deuses nórdicos e o cristianismo.

escandinávia
Detalhes de uma Stave Churches, com sua típica arquitetura impregnada de símbolos pagãos

RELIGIÃO VIKING

Por falar em paganismo, a religião viking e seus mitos despertam até hoje muito interesse, em parte pela já mencionada apropriação dos deuses Thor, Odin e Loki pelo universo pop. Foram, aliás, as HQs o ponto de partida para que Neil Gaiman, considerado um dos maiores escritores pós-modernos vivos, lançasse o livro Mitologia Nórdica (Editora Intrínseca).

Neil Gaiman é considerado um dos maiores escritores pós-modernos vivos

Fãs dos quadrinhos de Thor, o autor de Deuses Americanos reescreveu 15 contos relacionados com a saga dos mitos escandinavos. Da criação do mundo ao Ragnarök – o fim dos tempos –, Gaiman reconta as aventuras de Odin, o mais poderoso e mais velho dos deuses; de Thor, e como seu martelo Mjölnir foi forjado por anões; e de Loki, sempre o mais perspicaz e esperto de todos os habitantes de Asgard (o reino dos deuses).

escandinávia
O deus Thor e seu martelo Mjölnir, forjado por anões – Foto: Matteo Provendola/Shutterstock.com

Muito bem escritas, as sagas dos deuses contadas no livro são perfeitas para quem quer conhecer mais dos vikings e ótimas companheiras numa viagem à Escandinávia. Como o próprio autor sugere, elas podem ser lidas em uma noite gelada de inverno ou em uma noite de verão em que parece que o sol não vai se pôr nunca – típicas da Escandinávia –, ou, ainda (sugestão nossa), a bordo de um cruzeiro depois de um Viking Smorgasbord Buffet, um autêntico buffet viking, onde o que de melhor você pode fazer é sonhar em meio a uma magnífica paisagem.

escandinávia

Post anterior
Drinques pelo mundo
Próximo post
África | Turismo como ferramenta para a conservação das espécies

4 Comentários

  1. DINO LUZ THEODORO THEODOROO
    16 de outubro de 2019 de 08:45 — Responder

    Bom dia

    Gostaria de saber quais os roteiros programados para Escandinávia em 2020, e se possível quais as datas de saídas do Brasil, se não tiver ainda, datas próximas que foram utilizadas em 2019, preciso programar minhas férias e gostaria de fazer este roteiro.

    Obrigado

    • Queensberry Viagens
      16 de outubro de 2019 de 11:35 — Responder

      Bom dia, Sr. Dino. Nossa programação em grupo GBM 2020- Escandinávia, Finlândia e Rússia – será lançada para o mercado e publicada em nosso site a partir da segunda semana de novembro. As saídas estão previstas para os meses de Maio, Junho, Julho, Agosto e Setembro. Em nosso cadastro, verificamos que o sr. utiliza uma agencia de viagens – nossa parceira – que poderá auxliá-lo nos detalhes desta programação muito em breve. Obrigada!

  2. Flora Souza
    20 de abril de 2019 de 18:56 — Responder

    Fizemos, meu marido e eu, essa viagem com a Quensberry em 2017!
    Foi um sonho, das melhores entre muitas que já fizemos!
    Flora Souza

    • Queensberry Viagens
      22 de abril de 2019 de 06:45 — Responder

      Olá Flora,
      Ficamos felizes em saber que realizou essa viagem conosco!
      Agradecemos sua mensagem!
      Atenciosamente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

Back
SHARE

Escandinávia | Livro “Mitologia Nórdica” ajuda a curtir a região