Amalfi, Positano e Capri
joias preciosas da Itália

Amalfi, Positano e Capri: joias preciosas da Itália

[Publicado em 21/06/2019]

São tantas as regiões e cidades maravilhosas, que é sempre difícil escolher um destino preferido na Itália. Muita gente, inclusive gente famosa, adora a espetacular Costa Amalfitana, localizada na Província de Salerno, na região da Campânia, onde também fica a renomada ilha de Capri.

Capri
Sol, mar, praias, compras, agito: há muito o que curtir em Capri, a famosíssima ilha do Golfo de Nápoles

Luxuosa, glamourosa e com paisagens deslumbrantes proporcionadas pelos seus altos paredões de rocha, casinhas encarapitadas nos morros e o azul profundo do mar, a Costa Amalfitana tem duas cidades que devem ser visitadas, obrigatoriamente: Amalfi, dona da melhor infraestrutura turística da região, e Positano.

A pequena Amalfi tem uma história e tanto. Ao lado de Veneza, Pisa e Gênova, se destacou como uma das principais Repúblicas Marítimas que comercializavam com o Oriente durante a Idade Média. Prova disso são as Tábuas Amalfitanas, ali criadas e consideradas o primeiro Código de Direito Marítimo do mundo.

Um dos grandes charmes da cidade são suas ruelas históricas, com escadarias e labirintos que proporcionam ângulos incríveis para fotos e selfies. Há ainda praias bacanas para curtir o sol e o mar e um museu bem interessante: o Museo della Carta, na verdade uma antiga fábrica de papel onde é possível conhecer como era o processo de produção do papel durante a Idade Média, com instrumentos e máquinas daquele período.

Positano, Capri, Costa Amalfitana
Na Piazza del Duomo (acima), as escadarias que dão acesso à espetacular catedral. Abaixo, o Museo della Carta, e o Limoncello, tradicional licor de limão da região

O principal ponto turístico da cidade, claro, é o Duomo di Sant’Andrea, dedicado ao apóstolo Santo André, o primeiro discípulo de Jesus. É considerada uma das igrejas mais bonitas de toda a Itália – para alguns, inclusive, a mais bonita. Na charmosa Piazza del Duomo, ficam as escadarias que dão acesso à catedral, com sua fachada com desenhos em preto e a porta de bronze, considerada uma obra-prima da metalurgia medieval. Dentro, a cripta mantém guardadas as relíquias do santo (cabeça e ossos).

Entre Amalfi e Positano, fica a Grotta dello Smeraldo, atração turística das mais populares da região, cuja entrada pode ser acessada em pequenos barcos. Seu nome é uma referência ao tom verde-esmeralda das águas do mar, que preenchem parcialmente a caverna e tornam a visita memorável.

CIDADE VERTICAL

Construída sobre as rochas, Positano pode ser considerada uma cidade vertical. Suas ruas estreitas, fortes e torres conferem um charme especial à cidade. Com sua cúpula colorida, a Igreja dell´Assunta (Santa Maria Assunta), que possui uma imagem da Madonna Nera de inspiração bizantina, é o principal monumento de Positano.

Positano, Capri, Costa Amalfitana
A cúpula colorida da igreja dell`Assunta sempre se destaca nas imagens da cidade vertical de Positano

No capítulo atrações turísticas, vale curtir a badalada Praia Grande, a maior da Costa Amalfitana, e contratar um passeio de barco para ver de perto as três ilhotas que formam o arquipélago de Li Galli – Gallo Lungo, La Rotunda e La Castelluccia. Sabe a passagem da Odisseia em que Ulisses tapa os ouvidos dos marinheiros com cera e se amarra ao mastro do navio para resistir ao canto das sereias? O arquipélago, que do alto tem a forma de golfinho, teria inspirado Homero.

As ilhotas ficam próximas a Capri, a famosíssima ilha do Golfo de Nápoles. Há muito o que curtir em Capri. Pode ser um drinque ou café na Piazetta, a principal praça e ponto de referência da vida social da cidade. Ou fazer compras na Via Camerelle, famosa rua de lojas de luxo. Entre as praias, Marina Piccola é a mais badalada. A praia também tem uma ótima vista para os Faraglioni: os três picos de rochas saindo do mar a poucos metros da costa que sempre identificam Capri nas fotos.

Capri
Os Faraglioni (acima) estão sempre à vista nas praias de Capri. Limões fresquinhos da ilha e a Via Camerelle, famosa rua de lojas de luxo (abaixo)

Em Anacapri, parte da ilha que fica no alto, é possível subir de teleférico até o Monte Solaro para apreciar a estupenda beleza do Golfo de Nápoles. Outra pedida é visitar a Villa di San Michelle, casa museu do escritor sueco Axel Munthe (1857-1949) que reúne a coleção de itens arqueológicos recuperados quando ele decidiu construir sua casa no local de um antiga capela dedicada a San Michelle. Atração mais famosa de Capri, e de toda a região, a Grotta Azzurra (Gruta Azul) é uma cavidade natural iluminada por uma claridade resplandecente e inundada pela cor azul com reflexos prateados. Por ter apenas 1 metro de altura e 2 metros de largura, a entrada na gruta depende das boas condições marítimas e só pode ser ultrapassada em pequenos barcos a remo. Mas vale muita a pena tentar visitá-la, pois a impressão é a de – uau! – estar flutuando suspenso no céu. 

Post anterior
Sobre Trilhos | All abord: por que não de trem?
Próximo post
AKA Central Park: refúgio urbano em NY

22 Comentários

  1. Avatar
    Dayse LOAmaral
    25 de novembro de 2019 de 01:31 — Responder

    Olá boa noite , pedi um roteiro e detalhes a vcs e me mandaram procurar a operadora que fiz minha última viagem com vcs !!! Acontece que se procurei vcs diretamente é porque não queria passar pelos serviços da agência a qual eu fiz minha primeira e última viagem em grupo ! Me interessei pois gostaria de todos os detalhes da Costa amalfitana , incluindo passeios extras , categoria de hotéis , dias livres , etc … Minha viagem através da operadora em questão poderia ter sido horrível se não tivéssemos passado à frente e trabalhado por eles !! Só sabem vender e mal , passagens !

    • Queensberry Viagens
      Queensberry Viagens
      25 de novembro de 2019 de 15:40 — Responder

      Olá Sra. Dayse,
      Agradecemos o contato e informamos que nesse caso, uma de nossas consultoras entrará em contato para auxiliar no planejamento de sua próxima viagem.
      Atenciosamente

  2. Avatar
    Stella
    17 de novembro de 2019 de 17:21 — Responder

    OLÁ,
    Sou Stella Gouveia e estou interessada na viagem à Costa Amalfitana , passando por Nápoles , Capri, Positano, podendo se estender até Sicília ou ilhas Gregas.
    Sou sozinha e gostaria de uma rota até 21 dias.
    Aguardo seu planejamento e orçamento com e sem parte aérea.
    No aguardo,
    Obgda.

    • Queensberry Viagens
      Queensberry Viagens
      18 de novembro de 2019 de 17:50 — Responder

      boa tarde, Sra. Stella. Obrigada pelo seu interesse em uma programação com a Queensberry Viagens e encaminhamos seu email para que uma de nossas consultoras entre em contato e possa auxilia-la no planejamento de sua próxima viagem. Obrigada!

  3. Avatar
    Leda Kalil
    15 de outubro de 2019 de 01:29 — Responder

    Por favor, gostaria de informação sobre datas e preço para essa viagem da Costa Amalfitana!
    Grata,
    Leda

    • Queensberry Viagens
      Queensberry Viagens
      15 de outubro de 2019 de 14:39 — Responder

      Boa tarde, Sra. Leda. Obrigada pelo seu interesse em uma de nossas programações e solicitamos que uma de nossas de nossas consultoras entre em contato para que possa auxilia-la no planejamento de sua próxima viagem…

  4. Avatar
    georges constantinou
    7 de agosto de 2019 de 12:18 — Responder

    ola bom dia, favor apresentar uma proposta ( casal) para Amalfi em abril de 2020 com aéreo e tudo mais do vosso programa.
    Tempo de viagem 21 dias
    Whats 11 981586849

    • Queensberry Viagens
      Queensberry Viagens
      7 de agosto de 2019 de 15:57 — Responder

      Olá Sr. Georges, boa tarde!
      Agradecemos seu interesse em nossa programação.
      Uma de nossas consultoras entrará em contato para informar os detalhes solicitados.
      Obrigada !

  5. Avatar
    gerson dias moraes
    2 de agosto de 2019 de 18:41 — Responder

    gostaria de saber datas e valores deste passeio de BIKE

    • Queensberry Viagens
      Queensberry Viagens
      5 de agosto de 2019 de 15:06 — Responder

      Boa tarde, Sr. Gerson! Obrigada pelo seu interesse em uma de nossas programações e verificamos que o Sr. já é nosso cliente e realiza suas reservas atraves de uma agencia de turismo, nossa parceira, que poderá lhe prestar todos os detalhes sobre este roteiro. Ou, se preferir, o sr. tambem poderá ser atendido por uma de nossas consultoras. Obrigada e aguardamos seus comentários!

  6. Avatar
    Alberto Rivelli Filho
    3 de julho de 2019 de 10:28 — Responder

    Maravilhosa baia de Salerno, terra do meu avô .
    Por favor , me informe datas e valores . Obrigado.

    • Queensberry Viagens
      Queensberry Viagens
      3 de julho de 2019 de 14:49 — Responder

      Boa Tarde, Sr. Alberto. Encaminhamos seus comentários para sua Consultora Christiane, que entrara em contato para auxiliá-lo nos detalhes sobre este destino. Obrigada!

  7. Avatar
    Angela Cruz
    29 de junho de 2019 de 18:34 — Responder

    Por gentileza datas e valores da viagem Costa Amalfitana, Capri ,Positano. Grata

    • Queensberry Viagens
      Queensberry Viagens
      1 de julho de 2019 de 15:21 — Responder

      boa tarde. Agradecemos seu interesse por uma programação de viagem com a Queensberry e encaminhamos seu email para que uma de nossas consultoras entre em contato e o aulixie nos detalhes para este destino. Obrigada!

    • Avatar
      Siêgles Lima
      18 de novembro de 2019 de 14:39 — Responder

      Há muito sou cliente da Queensberry.
      Lamentavelmente a empresa envia os cadernos de opções para viagens e, quando me interesso por um roteiro, não está confirmado, não oferecendo outra alternativa, senão procurar outra empresa.
      Aconteceu com o Réveillon e está se dando o mesmo com o Carnaval. Por que, então, enviam os cadernos? Propaganda enganosa?
      Siêgles

      • Queensberry Viagens
        Queensberry Viagens
        18 de novembro de 2019 de 17:43 — Responder

        Boa Tarde, Sra. Ângela. Os nossos cadernos são enviados para todo o Brasil e alguns roteiros, principalmente os de datas de saídas especiais – como as de Réveillon, Carnaval, Pascoa .. são as que lotam com maior brevidade. Encaminhando seus comentários para nosso departamento pós-vendas, que entrará em contato com a Sra. para esclarecer sobre nossas saídas, promoções e disponibilidades. Obrigada!

  8. Avatar
    Lucia Maria Marques de Paula
    29 de junho de 2019 de 12:29 — Responder

    Boa tarde! Gostaria muito de rever esses lugares lindos! Quais são as propostas de vcs para eu refazer esses passeios? Já sou cliente Queens. Obrigada!

    • Queensberry Viagens
      Queensberry Viagens
      1 de julho de 2019 de 15:13 — Responder

      Boa tarde, Sra. Lucia Maria. “Agradecemos seu contato e Verificamos que sua última viagem com a Queensberry, foi através da Agência local, parceira que está apta a lhe esclarecer todas as dúvidas e dar seguimento a sua solicitação.
      Caso prefira ser atendida (o) diretamente, nos informe, para que possamos encaminhar sua solicitação para uma de nossas consultoras que dará continuidade ao atendimento via e-mail.
      As condições, valores e programação serão os mesmos, com a certeza da excelência em serviço e compromisso com a qualidade já reconhecidos de nossa Empresa.
      Atenciosamente.”

    • Avatar
      Maria Lúcia Martins Galetti
      2 de julho de 2019 de 10:33 — Responder

      Bom Dia
      Por favor , gostaria de informações sobre datas e valores viagem Costa Amalfitana.

      Atenciosamente
      Maria Lúcia

      • Queensberry Viagens
        Queensberry Viagens
        2 de julho de 2019 de 12:11 — Responder

        bom dia, sra. Lucia. Encaminhamos sua solicitação para que uma de nossas Consultoras entre em contato e lhe auxilie no planejamento de sua proxima viagem para este destino. Obrigada!

  9. Avatar
    Irene Livramento
    24 de junho de 2019 de 17:37 — Responder

    Quando?
    Eu já fui e quero voltar. É lindo!!!

    • Queensberry Viagens
      Queensberry Viagens
      25 de junho de 2019 de 11:17 — Responder

      bom dia, Sra. Irene! Sim, este é um dos destinos mais solicitados pelos nossos clientes. Caso esteja planejando retornar, uma de nossas consultoras poderá auxilia-la no planejamento de sua próxima viagem. obrigada!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

Back
SHARE

Amalfi, Positano e Capri: joias preciosas da Itália