“Mistério no Mediterrâneo”
revela a incrível beleza do Lago de Como

“Mistério no Mediterrâneo” revela a incrível beleza do Lago de Como

[Publicado em 05/07/2019]

Filme original da Netflix mais visto na estreia – segundo a plataforma, 30,8 milhões de pessoas assistiram ao longa entre os dias 14 e 16 de junho –, Mistério no Mediterrâneo aposta em dois protagonistas de peso – Jennifer Anniston e Adam Sandler – para contar uma história simples, mas que funciona muito bem: numa aguardada viagem à Europa, um policial de Nova York (Sandler) e sua esposa cabeleireira (Anniston) tentam solucionar um caso de assassinato a bordo do iate de um bilionário e se livrar da acusação de terem cometido o crime.

mediterrâneo
É a segunda vez que Jennifer Anniston e Adam Sandler trabalham juntos em um filme

Mistério no Mediterrâneo combina dois gêneros: comédia, como seria de se esperar a partir dos dois protagonistas, e mistério/suspense, com várias referências aos livros de Agatha Christie (1890-1976), a escritora britânica que ainda em vida ganhou a alcunha de “Dama do Crime”.

Típicas das histórias de suspense, as várias reviravoltas do roteiro levam o casal protagonista para espetaculares paisagens do Mediterrâneo. Entretanto, como habitualmente acontece nos filmes, nem sempre os lugares indicados são aqueles onde aconteceram de fato as locações.

mediterrâneo
Mistério no Mediterrâneo faz rir dos clichês dos filmes de mistério/suspense

Assim, embora Málaga, terra natal de Pablo Picasso (1881-1973), apareça como o lugar de embarque dos personagens no superiate, as locações ocorreram, na realidade, na linda Santa Margheritta Ligure, cidade que fica no coração da Riviera Italiana, próxima a Portofino. Outro exemplo: a sequência da área externa do Grande Prêmio de Mônaco, a prova mais charmosa da Fórmula 1, foi toda filmada em Porta Venezia, área de Milão que reúne lugares famosos de compras, galerias e pequenos parques. E até o hotel de Monte Carlo onde acontece mais um crime é, na verdade, o glamouroso Hotel Principe di Savoia, também em Milão.

mediterrâneo, santa margheritta ligure
Locações reais: a linda Santa Margheritta Ligure (acima) e o Hotel Principe di Savoia (abaixo)

PAISAGEM DE SONHO

Os acontecimentos do terço final do filme conduzem os personagens para o Lago de Como, onde as sequências foram realmente rodadas. Localizado no norte italiano, Como, um dos maiores lagos da Itália, se distingue pelo inusitado formato em Y invertido, pela profundidade que chega a 410 metros e, obviamente, pela incrível beleza de suas cidades e villas, colinas e montanhas.

mediterrâneo, Lago di Como
O filme explora as belezas do Lago de Como, com suas villas, colinas e montanhas

A charmosa e romântica cidade de Como, à beira do lago, foi locação de uma cena importante do filme, que ocorre no mercado da Piazza Medaglie d´Oro. Mas é na sequência de perseguição, com direito a Jennifer Anniston dirigindo uma Ferrari, que a beleza do lago se revela por completo. Em alta velocidade, os carros percorrem a sinuosa e cinematográfica estrada à beira do lago que passa pelas lindas villas de Argegno, Torriggia, Laglio, Carate Urio e Moltrasio.

Mistério no Mediterrâneo diverte mesmo o público quando ri dos clichês dos enredos de mistério, como o momento em que os suspeitos são reunidos para a revelação do assassino. As cenas foram filmadas na Villa Erba, requintado palacete em Cernobbio que fica em frente ao lago e já havia sido usado como locação do filme Doze Homens e Outro Segredo, com George Clooney e Brad Pitt.

No final do filme, a mais explícita referência à obra de Agatha Christie acontece na bonita Stazione de Milano Centrale, a principal estação ferroviária de Milão e uma das maiores da Europa, inaugurada em 1931. E, ao que tudo indica, também dá uma pista para uma provável continuação.

Locações de destaque: o palacete de Villa Erba, em Cernobbio (acima), e a Stazione de Milano Centrale (abaixo – Foto byvalet/Shutterstock.com)
mediterrâneo, milão
Post anterior
AKA Central Park: refúgio urbano em NY
Próximo post
U River Cruises | cruzeiros fluviais de um jeito descolado

Nenhum Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

Back
SHARE

“Mistério no Mediterrâneo” revela a incrível beleza do Lago de Como