Hotel Lutetia
No coração de Saint Germain

Hotel Lutetia: no coração de Saint Germain

[Publicado em 26/07/2019]

Reaberto no ano passado após quatro anos de reforma, o Hotel Lutetia ganhou ares de um palácio, no coração do emblemático Saint Germain des Prés, em Paris. Pertencente à rede The Set Hotels, que possui outros dois hotéis, o Conservatorium em Amsterdã e o Hotel Café Royal em Londres, o Lutetia oferece hoje 184 quartos, incluindo 47 suítes e sete suítes exclusivas. Diretora de Vendas do The Set para a América Latina, a brasileira Carla Goke fala, na entrevista a seguir, sobre a reforma do hotel, as experiências que podem ser vividas nele e as novidades da rede para este semestre.

Q TRAVEL – Como a rede tem se posicionado para atender às novas demandas dos hóspedes, que desejam cada vez mais verem incorporadas inovações tecnológicas tanto no processo de reservas como nas instalações do hotel?

CARLA GOKE – Investimentos em tecnologia e em treinamentos de equipe são essenciais para o sucesso do grupo hoteleiro The Set. Nosso site está disponível em oito idiomas, entre eles o português. O tour virtual pelos hotéis está disponível e é conectado ao Google. Você pode saber exatamente como cada quarto e ambientes dos hotéis são antes de chegar. Temos também a facilidade em comunicação através de Live Chat, o departamento de reservas de cada hotel conectado a um único sistema e que também é apoiado pela Leading Hotels of the World mundialmente. Além disso, nossos colegas de Guest Relations estão conectados ao WhatsApp 24 horas por dia.

Fachada do Hotel Lutetia, construido em 1910 pela família Boucicaut e recentemente reformado

QT – Quais são as novidades da rede para este segundo semestre de 2019?

CG – Agora com o trio de hotéis, Conservatorium, Hotel Café Royal e Lutetia, estamos reforçando a marca The Set Hotels globalmente. Focamos em preservar a alma e individualidade de cada hotel, suas características, sentimento, herança e localidade. Criamos um itinerário personalizado para nossos três destinos europeus: The Grand Tour of The Set (https://www.conservatoriumhotel.com/en/offers/the-grand-tour). Queremos que os hóspedes se sintam parte de nossa história, vivenciem os destinos, procurem nossos hotéis e queiram retornar.

Vista espetacular da suíte Josephine Baker, que leva o nome da cantora de jazz frequentadora do hotel

QT – O que a reforma do Lutetia, concluída há um ano, trouxe de positivo para os negócios e os hóspedes do hotel?

CG – O bairro de Saint Germain ganhou o Lutetia de volta. Os residentes de Saint Germain frequentam o hotel e isso é algo que também vemos em Amsterdã e em Londres – a comunidade local faz com que os hotéis façam parte de suas vidas. Seja para um drinque no Bar Josephine, seja para um tratamento no spa Akasha.

Hotel Lutetia
A decoração sofisticada é o destaque das suítes Haute Couture (acima) e Presidencial (abaixo)

QT – Você pode nos contar como foi a reforma?

CG – O renomado arquiteto Jean-Michel Wilmotte levou em consideração revitalizar o Lutetia, respeitando suas origens, história e personalidade. O edifício foi construído pela família Boucicaut para acompanhar o Le Bon Marché em 1910, o ano em que a arquitetura estava em transição de art nouveau para art déco. Durante a renovação, foram descobertos trabalhos de ornamentação impressionantes. O projeto de Willmotte foi concentrado na qualidade arquitetônica, com o foco em criar uma forte imagem para que o Lutetia se tornasse o Palácio da Rive Gauche.

Uma grande mudança foi feita no andar térreo. Um dos salões se tornou um jardim no coração do Lutetia, que recebe generosamente a luz do dia e a espalha pelo edifício. De um lado está o lindo Salon Saint-Germain e, do outro, o restaurante L’Orangerie. Há ainda uma sala menor, a biblioteca, que se abre para o jardim.

Cercado por laranjeiras e banhado por luz natural, o Le Saint Germain é o lugar ideal para fugir da agitação

O antigo Salon Borghèse, hoje foi transformado no Bar Joséphine em homenagem à cantora de jazz Josephine Baker, ganhou grandes janelas com vistas para Boulevard Raspail. Depois de retirar dezenas de camadas de tinta, foram descobertos afrescos de alta qualidade. O teto e as paredes do bar foram minuciosamente restaurados à mão. A Brasserie foi totalmente modernizada e atualmente é comandada pelo chef estrelado Michelin, Gérald Passedat.

Hotel Lutetia
Os tetos e paredes do Bar Joséphine foram minuciosamente restaurados à mão

QT – Já há algum tempo a palavra de ordem em turismo é experiência. Que experiências o hóspede pode desfrutar no hotel?

CG – Incluímos a partir da categoria Deluxe Room um walking tour pelo bairro de Saint Germain com guia em português. Nessa caminhada por Saint Germain, é possível descobrir lojas independentes, galerias de arte, arquitetura, jardins. Tudo para que o hóspede se sinta como um residente da Rive Gauche.

QT – Como é a experiência gastronômica no hotel?

CG – Um favorito tanto para os parisienses quanto para os viajantes internacionais, o Lutetia tem sido o coração da culinária da Rive Gauche há mais de um século. Com cinco locais famosos para escolher, os hóspedes podem esperar variedades. Começamos o dia no L’Orangerie com o café da manhã, uma das refeições mais importantes para o público brasileiro. Você pode tomar uma xícara do delicioso chocolat chaud, uma mistura sob medida com um toque francês que foi desenvolvida com a chocolateria Valhrona. Para o almoço e o jantar, leve em consideração as três receitas mediterrâneas do chef Passedat na Brasserie, seu único endereço em Paris. Um jantar gourmet no Le Saint-Germain não será completo se deixar de provar o champanhe brut extra Taittinger exclusivo do hotel. O Bar Joséphine é perfeito para o final da tarde ou antes do jantar para coquetéis e escutar música de jazz ao vivo. Já o Bar Aristide é mais recente do Lutetia, com ar de um clube privado de outra época, completo com livros fascinantes e uma galeria dos melhores charutos de Paris.

Patio Hotel Lutetia
O lindo pátio (acima). Abaixo, sala de tratamento e massagem, e piscina do Akasha Spa

QT – Para você, quais são as principais tendências do turismo, particularmente o turismo de luxo?

CG – Vejo três tendências claramente: 1) Experiências personalizadas. Muitos hóspedes buscarão cada vez mais vivenciar cada destino, através de cursos rápidos (degustação de vinhos, gastronomia, decoração, arranjos de flores, moda) e outras atividades, por exemplo: esquiar com a família. 2) Velocidade alta na comunicação no segmento de luxo com o uso de imagens e por meio de aplicativos. A tecnologia caminhará junto com o lado humano na hotelaria. 3) Cada vez mais as viagens serão decididas no último minuto, portanto a política de tarifas, promoções e benefícios preferenciais deve estar disponível no decorrer do ano. O viajante atual não viaja em datas específicas e muito menos marca a viagem com muita antecedência.

Post anterior
Novidades | Hora de programar a sua próxima viagem
Próximo post
Austrália | Melbourne é uma delícia!

4 Comentários

  1. Avatar
    MARILDA PASSOS
    28 de julho de 2019 de 11:55 — Responder

    Gostaria de saber preco de um quarto para casal, comum para o mês de novembro.

    • Queensberry Viagens
      Queensberry Viagens
      29 de julho de 2019 de 12:26 — Responder

      Boa tarde, Sra. Marilda. Obrigada pelo seu contato e encaminhamos seu email para que uma de nossas Consultoras entre em contato e lhe auxilie nas datas, disponibilidades e tarifas para este hotel.

  2. Avatar
    Ana Rita de Paula cocchi
    27 de julho de 2019 de 14:28 — Responder

    Boa tarde . Sou assinante da revista QTravel . Gostaria de receber a revista física em casa , pois não a recebo faz tempo. Obrigada.

    • Queensberry Viagens
      Queensberry Viagens
      29 de julho de 2019 de 12:31 — Responder

      boa tarde, Sra. Ana Rita. Obrigada pelo seu interesse em continuar recebendo nossa revista impressa, porem optamos pelo BLOG QTravel onde disponibilizamos as matérias com o mesmo conteudo que selecionávamos para nossa Revista impressa. Obrigada e espero que a Sra. continue nos acompanhando no BLOG!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

Back
SHARE

Hotel Lutetia: no coração de Saint Germain