Austrália
Melbourne é uma delícia!

Austrália | Melbourne é uma delícia!

[Publicado em 02/08/2019]

Localizada no sudeste da Austrália, Melbourne não é só famosa por sediar grandes eventos do calendário esportivo, como o Grand Slam de tênis Australian Open e o Grande Prêmio de Fórmula 1. A segunda cidade mais populosa depois de Sidney é considerada a capital cultural e gastronômica do país, além de um dos principais centros financeiros da região da Ásia-Pacífico.

melbourne
Sede de grandes eventos esportivos, Melbourne é considerada a capital cultural e gastronômica do país

Quem visita Melbourne tem a impressão de que chegou a uma cidade de praia, mas o que parece mar é, na verdade, a grande baía natural de Port Phillip. A cidade também é atravessada pelo Rio Yarra e os restaurantes, bistrôs e bares instalados à beira do rio ajudam a criar um certo jeito praiano de ser, que agrada em cheio aos brasileiros.

“Melbourne respira arte, tem muitos grafites, museus, galerias, além de ruelas que são uma delícia de se perder, pois a cada esquina a gente encontra uma loja, restaurante ou café superbacana. Como o restante da Austrália, é um destino que não tem idade, não tem época”, resume nosso colunista Celso Kamura, que recentemente visitou a cidade.

melbourne
Celso Kamura curtiu o lado artístico da cidade, que tem muitos grafites, museus e galerias

“Como o restante da Austrália, Melbourne é um destino que não tem idade, não tem época”

Uma boa dica é começar a conhecê-la pelo seu fervilhante centro histórico. Ali ficam o Museu de Melbourne, inaugurado em 2000 com um vasto acervo de história natural e cultural; o Royal Exhibition Building, edifício, hoje Patrimônio da Humanidade, erguido em 1880 para abrigar exposições internacionais; além da catedral de St. Patrick, de arquitetura marcante, e da estação de trem de Flinders Street, a primeira do país, bastante conhecida pela cor amarela e os relógios na fachada.

A estação de Flinders Street, conhecida pela cor amarela e vários relógios (Foto: Adam Calaitzis/Shutterstock.com). Abaixo, fofíssimos coalas

As ruas do centro são ótimas para caminhar, com muitos hotéis, lojas e restaurantes variados. Entre ruas as principais, ficam ruelas com mais restaurantes e cafés. É fácil estender a caminhada pelos bairros nobres residenciais mais próximos, com suas bonitas casas e muitas boutiques e galerias descoladas.

Como na maioria das cidades australianas, Melbourne convive em harmonia com a natureza, com muitas áreas verdes. Uma das mais populares da cidade, o Royal Botanic Gardens atrai todo ano cerca de 1,5 milhão de visitantes que podem conhecer uma coleção de mais de 50 mil plantas do mundo todo. No Zoológico de Melbourne, distante apenas 5 minutos do centro, as atrações são os cangurus, coalas e outras espécies da vida selvagem australiana. Já o Fitzroy Gardens é o mais histórico e bonito dos jardins da cidade. É ali que fica o Cook’s Cottage, onde viveu o famoso navegador e explorador britânico James Cook (1728-1779).

melbourne
Uma boa dica é passear de caiaque ou cruzeiro, que inclui um almoço gourmet, pelo Rio Yarra

Como dá para perceber, há muito o que fazer em Melbourne. Outras opções são um passeio de caiaque ou cruzeiro, incluindo um almoço gourmet, pelo Rio Yarra; assistir a um espetáculo no complexo de artes cênicas Arts Centre; curtir a atmosfera multicultural do mercado Queen Victoria, que tem sido o coração e a alma da cidade por mais de 140 anos; ou ainda conhecer a bonita praia de St. Kilda e o campus da Universidade de Melbourne, fundada em 1853, com seus lindos jardins.

Kamura também visitou a The Royal Arcade, galeria histórica, com suas lojas de presentes, joias, chocolate, bonecas russas, etc. “E foi em Melbourne que tive a melhor experiência dos últimos tempos: viajar de balão. Acordamos as 3 da manhã para fazer um passeio incrível!”, recomenda.

Distante poucos quilômetros do centro, a praia de St. Kilda é perfeita para curtir o sol. (Foto: Visit Victoria)

“Foi em Melbourne que tive a melhor experiência dos últimos tempos: viajar de balão”

melbourne
Kamura na galeria histórica The Royal Arcade, durante o passeio de balão e pelas ruas de Melbourne

YARRA VALLEY

Quem ama vinho pode apreciar as vinícolas do famoso Yarra Valley, a apenas 1 horinha de carro de Melbourne. A região abriga mais de 80 vinícolas, famosas por produzirem os melhores vinhos pinot noir e espumantes da Austrália, e também é conhecida por seus produtos frescos, como o salmão de água doce, a truta e o caviar, frutas e vegetais orgânicos e queijos e geleias caseiras. Tudo uma delícia!

melbourne
O famoso Yarra Valley abriga mais de 80 vinícolas que produzem os ótimos vinhos australianos

Post anterior
Hotel Lutetia: no coração de Saint Germain
Próximo post
Programe-se : Opções para um Réveillon inesquecível

Nenhum Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

Back
SHARE

Austrália | Melbourne é uma delícia!