África do Sul
Cape Town: muito além da grande beleza

África do Sul | Cape Town: muito além da grande beleza

África do Sul África do Sul

[Publicado em 10/10/2019]

Dizer que Cape Town é uma das cidades mais lindas do mundo beira o clichê. A capital legislativa da África do Sul é linda, sim, com sua costa magnífica e paisagens arrebatadoras, rodeada por montanhas e praias de areia branca, mas vai muito além disso: comove por tudo o que aconteceu ali na época do apartheid, presenteia os turistas com uma variada oferta de diversão e, claro, como estamos no continente africano, ainda alegra seus visitantes com a proximidade de pinguins, focas, baleias…

Subir ao topo da Table Mountain, onipresente no panorama de Cape Town, é um dos passeios obrigatórios da cidade. Dá para chegar lá de teleférico ou encarar uma trilha. Uma vez no topo, a vista enche os olhos com tanta beleza. Antes ou depois da subida, vale visitar Kirstenbosch. Situado aos pés da Table Mountain, o jardim botânico é um lugar para se maravilhar com a flora e fauna locais.

Em diferentes construções da cidade, a Cape Town histórica se revela. Entre as principais, o Castelo da Boa Esperança, na verdade um bem conservado forte que data do século 17, e o bonito prédio da Prefeitura, onde, em 1990, Nelson Mandela (1918-2013) fez, de um de seus balcões, o primeiro pronunciamento depois de ser libertado da prisão.

Há ainda Bo-Kaap, antigo bairro malaio hoje famoso pelas casas coloridas, e o District Six, onde os negros foram expulsos durante o apartheid para que o bairro abrigasse somente brancos – um museu conta a triste história por meio de reconstruções dos interiores das casas, fotografias antigas e gravações.

África do Sul
Típicas casas coloridas de Bo-Kaap

Na hora de se divertir, comer bem e fazer compras, o V&A (Victoria & Alfred) Waterfront é o endereço certo. Nesse lugar onde ficavam as antigas docas, revitalizadas nos anos 1980, encontra-se de tudo: mais de 400 lojas de marcas locais e internacionais, variedade de acomodações – desde as mais econômicas até hotéis 5 estrelas –, restaurantes de todos os tipos, espaços de entretenimento e a famosa roda gigante que proporciona uma visão 360º da cidade. Outro endereço para as compras é o The Old Biscuit Mill, onde várias lojinhas vendem peças de arte e design, produtos descolados e delícias gastronômicas.

África do Sul
V&A Waterfront: compras, boa comida e muita diversão

PASSEIOS INCRÍVEIS

A lista de passeios a partir de Cape Town enche a agenda, e os olhos, dos turistas. O mais famoso deles é até o Cabo da Boa Esperança, onde acredita-se que os Oceanos Atlântico e Índico se encontram. As vistas são espetaculares e o caminho oferece uma série de ótimas atrações: passeio de barco até a Ilha das Focas; Boulders Beach, praia que se tornou famosa pela colônia de pinguins que ali habitam; e o pitoresco porto de pesca de Hout Bay.

África do Sul
Praia dos Pinguins uma das atrações no caminho para o espetacular Cabo da Boa Esperança

Hout Bay, aliás, é onde começa a Chapman’s Peak Drive, considerada uma das rotas à beira-mar mais espetaculares do mundo. Ao longo da estrada, há vários pontos em que os motoristas podem estacionar com segurança para curtir uma vista panorâmica ou tirar uma selfie. Não é raro flagrar baleias e golfinhos no mar.

Mais um típico passeio é conhecer as regiões vinícolas – há cerca de 600 delas nos arredores de Cape Town. Stellenbosch, a segunda cidade mais antiga do país, com suas construções tipicamente holandesas, e Franschhoek são opções certeiras para degustar premiados vinhos. Menos conhecido dos brasileiros, o vilarejo de Hermanus, além de produzir bons vinhos, proporciona aos turistas pontos de observação de baleias. Uau!

África do Sul
A charmosa Stellenbosch: terra dos bons vinhos

Quem curte história e quer se emocionar pra valer não pode deixar de visitar Robben Island, local onde Nelson Mandela e outros ativistas que lutaram contra o apartheid ficaram presos. O passeio inclui a viagem de barco até a ilha e a visita à cela de Mandela. Para aumentar o nível de emoção, com frequência ex-prisioneiros políticos conduzem o passeio, contando em detalhes a vida no cárcere.   

África do Sul
Vista panorâmica da cidade com a Robben Island ao fundo
Post anterior
Oceania Cruises : uma experiência única com Dom Pérignon
Próximo post
Le Sereno e Il Sereno: além das expectativas

Nenhum Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

Back
SHARE

África do Sul | Cape Town: muito além da grande beleza