Ilha da Madeira
completa!

Ilha da Madeira: completa!

Madeira

[Publicado em 18/10/2019]

Se você acha que não há muito o que fazer numa ilha, certamente não conhece a Ilha da Madeira. Localizada no Oceano Atlântico, a sudoeste da costa portuguesa, a Madeira é um destino completo, daqueles que precisam de uns bons dias para serem conhecidos e saboreados.

Madeira
Câmara dos Lobos: tradicional vila de pescadores de lindas paisagens

De uns tempos para cá, a ilha ficou famosa por promover uma das noites de Réveillon mais espetaculares do planeta, com um show de fogos de artifício que surpreende a cada ano. A celebração, aliás, é bem tradicional, tendo sido introduzida no século 18 por ingleses e ganhado força a partir do século 19 com a disputa dos shows pirotécnicos entre as mais ricas famílias madeirenses. Com o tempo, a festa foi crescendo, crescendo até se transformar no grandioso espetáculo de hoje.

Madeira
O Réveillon na Ilha da Madeira é considerado um dos mais espetaculares do planeta

Festa de Réveillon à parte, a Ilha da Madeira é convidativa para o turismo durante o ano inteiro, principalmente em razão do seu clima subtropical, com muito sol e temperaturas amenas. Outra coisa interessante, devido ao relevo montanhoso e acentuado, a ilha está cheia de microclimas. Com isso, ao longo de um mesmo passeio, você poderá experimentar mudanças frequentes na temperatura e no céu. 

Constantes na Ilha da Madeira são as paisagens de tirar o fôlego. Acessível de carro por um trajeto de encostas íngremes, cobertas por eucaliptos e loureiros, o Pico do Areeiro propicia lindas fotos das rochas vulcânicas da região. Perto dali fica a floresta Laurissilva, declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco em razão da sua grande beleza natural. Outro lugar de vistas incríveis é o Cabo Girão, um dos penhascos mais altos da Europa.

Descobrir suas vilas e aldeias é uma das principais delícias da ilha. A encantadora Vila de Santana é conhecida por suas pitorescas casas triangulares revestidas com telhados de colmo; Camacha, pelas peças em vime; o município de Machico é o lugar do descobrimento da ilha pelos portugueses há exatos 600 anos; Câmara dos Lobos, uma tradicional vila de pescadores de lindas paisagens; e, passando pelo planalto de Paúl da Serra, Porto Moniz, uma das aldeias mais populares da Madeira, é famosa por suas piscinas naturais de águas cristalinas. 

AH, FUNCHAL

Localizada numa baía de rara beleza, em frente ao Atlântico, emoldurada por montanhas e ricamente adornada por praças restauradas, edifícios de arquitetura madeirense e belos jardins de vegetação exótica, a linda Funchal, capital da Madeira, é chamada de “pequena Lisboa” por ser sofisticada e cheia de estilo.

Madeira
Funchal é adornada por praças restauradas, edifícios de arquitetura madeirense e belos jardins

Há muito o que fazer na capital. Não faltam museus – de História Natural, Arte Sacra, do Brinquedo e até um em homenagem ao jogador Cristiano Ronaldo, nascido na ilha –, miradouros, lindos jardins e igrejas em Funchal. Entre estas últimas, a Igreja de Nossa Senhora do Monte, a padroeira da ilha, é a mais importante. Da localidade do Monte, também é possível fazer algo bem diferente: descer até Funchal nos famosos “carros de cestos”, produzidos artesanalmente com vime e madeira. O trajeto, de cerca de 10 minutos, é uma experiência única e divertida.

Um dos melhores lugares para curtir a noite em Funchal é a Zona Antiga, um lugar onde a animação noturna dos bares se une à arte. Ali também há boas opções de restaurantes tradicionais, onde dá para experimentar pratos saborosos, acompanhados de um ótimo vinho ou da Poncha, bebida típica madeirense feita de aguardente de cana de açúcar, mel, açúcar e sumo de limão.

DICA DE VIAGEM

Madeira

Uma boa pedida é explorar o comércio, que permitirá desfrutar a variedade do artesanato local, como seus famosos bordados. Obrigatório é visitar o Mercado dos Lavradores, grande polo de abastecimento da ilha. O espaço é organizado em pequenas  “Praças”, “Largos”, “Ruas” e “Escadinhas”, onde são vendidos alimentos, peixes, temperos, flores exóticas e muito mais. (Foto: T.W. van Urk /Shutterstock.com)

Post anterior
Le Sereno e Il Sereno: além das expectativas
Próximo post
Toronto: ótima em qualquer época do ano

Nenhum Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

Back
SHARE

Ilha da Madeira: completa!