Um brinde à Califórnia

Um brinde à Califórnia

[publicado em 03/01/2020]

A Califórnia é famosa no mundo não só pelas praias ensolaradas, parques temáticos e cidades charmosas com grande oferta de diversão, mas também por proporcionar memoráveis experiências enogastronômicas. Com quase 150 regiões produtoras de vinho reconhecidas internacionalmente e mais de 4 mil vinícolas, o estado americano é um dos principais destinos do mundo para enólogos e amantes dos vinhos.

As cerca de 100 variedades de uvas cultivadas ali se adaptam aos diferentes tipos de solo e são beneficiadas pelo sol que aparece quase todos os dias do ano. Entre as variedades de brancos, os vinhos produzidos a partir da uva Chardonnay são bem populares, mas também fazem sucesso Sauvignon Blanc, Pinot Gris, Riesling, Moscatel… Entre os tintos, Cabernet Sauvignon, Pinot Noir, Syrah, Merlot, Malbec, Tempranillo, Cabernet Franc…

Muita gente conhece, até porque virou filme (O Julgamento de Paris, de 2008), a história da degustação às cegas com vinhos franceses e vinhos californianos, realizada em 1976, que deu a estes últimos a fama mundial. Na degustação, os jurados franceses elegeram como melhores os tintos e brancos californianos, elaborados com Cabernet Sauvignon e Chardonnay, em comparação com os melhores franceses. Era o que bastava para colocar a produção local no ranking dos melhores vinhos do planeta e a região no topo da lista do turismo enogastronômico.

As rotas de degustação pelas vinícolas da Califórnia têm um atrativo a mais: são absolutamente lindas. Muitos fabricantes organizam passeios dentro das suas propriedades para amantes do vinho vindos do mundo todo, que podem degustar rótulos premiados. O site Visit California, mantido pelo California Travel and Tourism Commission, lista 12 destinos de vinho que merecem ser conhecidos: Costa Norte, Mendocino, Gold Country, Lodi, Costa Central, Funk Zone, Santa Ynez, Temecula Valley Wine Country, Santa Cruz, San Luiz Obispo e Vale do Silício. O destaque, claro, é Napa Valley e Sonoma, de onde saíram as garrafas vencedoras da degustação às cegas.

Localizada a 1 hora ao norte de São Francisco, a região de Napa Valley e Sonoma conta com mais de 400 vinícolas – a produção da bebida teve início por ali no final da década de 1830. Grandes propriedades, amplos espaços de degustação, cidades charmosas e hospedagens elegantes acolhem os turistas. A Trilha de Silverado é famosíssima. Segundo o Visit California, são tantas vinícolas ali que se pode passar uma semana inteira no local e não conseguir visitar todas.

Cada uma das outras regiões tem suas particularidades e atrativos. O melhor destino depende da variedade de uva preferida pelo viajante. Considerada uma das áreas mais bonitas, a região vinícola do Mendocino County, além de ser menos lotada, é reconhecida pela inovação ao incorporar técnicas orgânicas em suas vinícolas boutique.

Os mais ousados podem visitar a Funk Zone, onde uma faixa estreita de armazéns reúne salas urbanas de degustação de vinho, estúdios de artistas e restaurantes descolados. San Luis Obispo, uma das primeiras regiões vinícolas da Califórnia, é o lar de vinícolas boutique familiares e rótulos bem conhecidos. E, no Vale do Silício, o vilarejo de Saratoga é o ponto central da região, com várias salas de degustação da produção local. Enfim, experiências e vinhos para todos os gostos.

Post anterior
Um cruzeiro pelo mundo
Próximo post
Mykonos e Santorini: sempre em alta

6 Comentários

  1. Avatar
    Naide souza
    31 de janeiro de 2020 de 17:34 — Responder

    Gostaria de pacote California com Napa Valey para 09/2020

    • Queensberry Viagens
      Queensberry Viagens
      3 de fevereiro de 2020 de 08:13 — Responder

      Olá Naide
      Agradecemos sua mensagem.
      Uma de nossas consultoras entrará em contato para mais informações!

  2. Avatar
    Raquel
    12 de janeiro de 2020 de 11:40 — Responder

    Excelente sugestão para destino! Qual melhor época do ano para este tipo de viagem?

    • Queensberry Viagens
      Queensberry Viagens
      13 de janeiro de 2020 de 09:53 — Responder

      Olá Raquel,
      Agradecemos sua mensagem!
      Nossas consultoras entrarão em contato para informar o melhor período e mais detalhes desta viagem.

  3. Avatar
    Maria Regina Moreno
    7 de janeiro de 2020 de 09:10 — Responder

    Excelente matéria! Muito esclarecedora sobre a qualidade dos vinhos californianos, quando da “degustação às cegas”. Por mais artigos assim.

    • Queensberry Viagens
      Queensberry Viagens
      9 de janeiro de 2020 de 09:26 — Responder

      Olá Maria Regina,
      Agradecemos sua mensagem e ficamos felizes que tenha apreciado o artigo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

Back
SHARE

Um brinde à Califórnia