Tradições de Páscoa: ovos coloridos e recheados

[Por Eby Piaskowy – Publicado em 03/04/2020]

Alegre e festiva, a Páscoa é uma época do ano que encanta tanto adultos quanto crianças. Também é uma data repleta de tradições, que passam de geração em geração. Eu mesma aprendi duas delas sobre ovos de Páscoa em diferentes fases da minha vida.

A primeira, que conheci ainda criança, me fazia sempre esperar a Páscoa para ajudar na confecção dos tradicionais ovos coloridos. Eu e meu irmão ficávamos ansiosos para a chegada do dia. Foi uma tradição que veio com a minha família, de origem armênia e ortodoxa.

Originalmente, os ovos eram todos pintados de vermelho, pois, conta a história, era o sangue de Cristo que tingia os ovos. Ao longo dos séculos, foram adquirindo cores alegres e divertidas, e até, mais recentemente, versões marmorizadas e tie dye.

Tradições de Páscoa

No domingo de Páscoa, os ovos coloridos são colocados na mesa. Antes do almoço, todos os convidados escolhem um deles e se confraternizarem batendo um ovo no outro, inclusive usando as duas pontas. Ao final, quem sair com o ovo sem a casca quebrada ganha um presente da anfitriã. Só depois o almoço tem início, incluindo o ovo que cada um escolheu.

Da família do meu marido, de origem alemã, aprendi outra tradição. Os ovos de galinha são esvaziados, pintados e enfeitados com motivos tribais, florais, geométricos ou adesivados – vale até pintar carinhas e super-heróis. Então, são recheados de docinhos, do tipo Confetti, M&M´s, amendoim doce, e escondidos para que a crianças saiam caçando-os pela casa. Vale esconder no jardim, atrás do sofá ou das cortinas, em gavetas e onde mais a imaginação sugerir.

Tradições de Páscoa

As duas versões são ótimas para unir a família e criar laços de afeto e tradição. Este é o momento de fazer a Páscoa mais divertida com quem a gente ama. E o melhor é que não é preciso sair de casa: dá para aproveitar materiais e usar a criatividade.

A seguir, compartilho, passo a passo, o modo de fazer das duas versões:

OVOS COLORIDOS

  • 1 dúzia de ovos brancos;
  • 4 bisnagas de tinta comestível colorida;
  • Vinagre branco (qualquer sabor);
  • Óleo de cozinha (qualquer tipo);
  • Papel toalha;
  • 4 recipientes (pequenos, tipo bowl, um pouco maior que um ovo);
  • 1 panela média.

[su_spacer size=”30″]

MODO DE FAZER:

► Coloque na panela os ovos em temperatura natural, cobrindo-os com água, e cozinhe por 5 minutos em fogo médio após a fervura da água. Em cima da pia, coloque, nos quatro recipientes tipo bowl, o corante de alimentos, 1 colher de sopa de vinagre e umas 6 a 8 colheres de sopa de água quente.

► Tire delicadamente os ovos da panela, tomando cuidado para não se queimar. Use uma colher de sopa para ajudar. Coloque em cima do papel toalha para secar e, a seguir, dentro do recipiente. Gire e vá banhando o ovo até ficar completamente da cor da tinta. Tire e deixe secar em cima do papel toalha. Repita a operação com todas as cores simultaneamente até terminar todos os ovos.

► Quando estiverem secos e frios, pegue um papel toalha, coloque algumas gotas do óleo e passe no ovo para dar brilho. Passe outro papel toalha para tirar o excesso de óleo e disponha todos os ovos num lindo recipiente para levar à mesa.

OVOS COM DOCES

  • 1 dúzia de ovos brancos;
  • Kit de tinta acrílica;
  • Pincéis de diversas espessuras;
  • 1 agulha de costura;
  • M&M´s, Confetti ou amendoim glaceado.

[su_spacer size=”30″]

MODO DE FAZER:

► Fure os ovos em uma das pontas com uma agulha de costura, com cuidado para não quebrar. Esvazie o conteúdo, depois abra um pouco mais o orifício para lavar cada um por dentro e deixe secar bem.

► Em seguida, pinte os ovos da maneira que quiser: liso, todo listrado, bicolor – podem ser colocadas carinhas e detalhes diversos. Deixe secar bem. No dia seguinte, recheie com as guloseimas. Feche o orifício com um pequeno adesivo, deixando-os prontos para serem escondidos.

[su_slider source=”media: 6050,6052,6051″ width=”1020″ height=”680″ speed=”3000″]

Uma Feliz Páscoa para você e sua família!