5 grandes bibliotecas e seus incríveis acervos digitais

[Publicado em 17/04/2020]

Símbolo do conhecimento adquirido pela humanidade, as grandes bibliotecas do mundo impressionam pela arquitetura, pelas grandes salas de leitura, pelos corredores de prateleiras e pelos milhões de itens que compõem seu acervo – muitos deles, de uns anos para cá, também disponíveis digitalmente. Nesta matéria, a gente fala de 5 incríveis bibliotecas e suas coleções digitais que podem ser exploradas.

BIBLIOTECA DO CONGRESSO

Inaugurada em 1800, a Biblioteca do Congresso, localizada na capital dos Estados Unidos, é considerada a maior biblioteca do mundo, com seus 170 milhões de itens, entre livros, gravações, fotografias, jornais, filmes, mapas e manuscritos. É possível passear por suas coleções digitais, divididas por assuntos – História Americana, Arte e Arquitetura, Religião e Filosofia, Ciência e Tecnologia, Pinturas, Retratos, entre muitos outros – e também por preciosidades, como uma coleção de fotografias e pinturas da Guerra Civil e de manuais de instrução de dança publicados no período de 1490 a 1920. Outra possibilidade é explorar as exposições atuais e antigas da biblioteca, como a dedicada à luta das mulheres pelo direito ao voto.

5 grandes bibliotecas
Clique na imagem acima para acessar o catálogo online

BIBLIOTECA BRITÂNICA

Estabelecida em 1753 como parte do Museu Britânico, a Biblioteca Britânica só ganhou sede própria nos anos 1990. Atualmente, seu acervo reúne 170 milhões de itens distribuídos em 746 quilômetros de prateleiras. Incrível, a coleção digital reúne manuscritos, como os famosos cadernos de Leonardo da Vinci, e um acervo de mais de 95 mil gravações sonoras exclusivas vindas de todo o mundo, dividido em música, drama e literatura, história oral, sotaques e dialetos, meio ambiente e natureza, etc. Destaque também para a coleção Treasures in Full, que examina as páginas de obras raras, como a Bíblia de Gutenberg, com material de apoio de curadores e especialistas da biblioteca.

5 grandes bibliotecas
Clique na imagem acima para acessar as coleções digitais

BIBLIOTECA NACIONAL

Sessenta mil peças, entre livros, manuscritos, estampas, mapas, moedas e medalhas, compunham o acervo da Real Biblioteca portuguesa quando ela desembarcou no Brasil, junto com a família real, em 1808. Hoje, entre as maiores do mundo, a Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro possui 10 milhões de itens guardados, sendo que mais de 2 milhões deles têm livre acesso na BN Digital. É possível explorar on-line documentos e coleções, como Alma do Mundo, em homenagem aos 500 anos da morte de Leonardo da Vinci, completados no ano passado; Dossiê: A França no Brasil; e Os Sertões – Testemunho e Apocalipse, sobre a obra de Euclides da Cunha.

5 grandes bibliotecas

BIBLIOTECA DE ALEXANDRIA

Criada para reviver o espírito da Biblioteca Real de Alexandria, que existiu por mais de mil anos e chegou a reunir 700 mil rolos de papiros e pergaminhos, a nova Biblioteca de Alexandria, inaugurada em 2002, faz parte de um complexo que inclui museus, galerias, planetários e bibliotecas especializadas para crianças e cegos. Sua imensa sala de leitura, distribuída por sete andares, tem impressionantes 20 mil metros quadrados. No site, dá para conhecer os quatro museus, dedicados ao presidente Anwar Sadat, a manuscritos, antiguidades e história da ciência. A biblioteca também tem realizado live tours no seu canal do YouTube e na página do Facebook, mas a transmissão é em árabe.

5 grandes bibliotecas

BIBLIOTECA REAL DA DINAMARCA

Manuscritos orientais, mapas e atlas, panfletos e manifestos políticos, catálogos de lojas de departamentos são alguns dos itens disponíveis na coleção digital da Biblioteca Real da Dinamarca, localizada em Copenhague. Também dá para fazer um rápido tour virtual pelas instalações com visitas a cada um dos andares do edifício, conhecido como Diamante Negro – joia da arquitetura inaugurada em 1999. A biblioteca, porém, é muito mais antiga. Foi fundada em 1648 pelo rei Frederico III, com uma coleção de obras europeias, mas só aberta ao público em 1793. Atualmente, o acervo reúne mais de 30 milhões de itens, incluindo os primeiros livros impressos no país que datam de 1482.

5 grandes bibliotecas
Clique na imagem acima para acessar o tour virtual

Grandes bibliotecas