Ilhas Gregas
de portas abertas para você!

ILHAS GREGAS de portas abertas para você!

Publicada em 26/03/2021

Conforme anunciado pelo Ministro do Turismo da Grécia semanas atrás, o país reabrirá suas fronteiras para turistas estrangeiros, incluindo brasileiros, a partir de 14 de maio, autorizando a entrada de pessoas já vacinadas, com anticorpos ou que apresentem teste negativo para a Covid-19.  Almejando iniciar sua temporada de verão em meados de maio, o ministro também afirmou que o destino está pronto para receber turistas, com um protocolo completo para o verão 2021 e complementou o discurso informando que as autoridades gregas priorizarão a vacinação de pessoas do setor de turismo assim que os mais vulneráveis tiverem sido vacinados. Contudo, vale lembrar que em épocas atuais, mudanças e alterações de planos podem ocorrer.

Somando essa notícia, que deixará muita gente feliz, à beleza clássica desse país que não sai de moda, trazemos para você nessa matéria, um pouco sobre as principais Ilhas Gregas: Mykonos e Santorini, que ainda continuam em alta na hora dos brasileiros escolherem seu destino de verão no Hemisfério Norte. E sem esquecer, é claro, da capital Atenas, fundada há pelo menos 3.000 anos e que continua sendo uma das cidades mais famosas e visitadas do mundo!

MYKONOS

A cosmopolita e glamourosa Mykonos talvez seja a mais famosa das ilhas Cíclades. Com cerca de 10 mil habitantes, tem construções de cor branca em contraste com o azul do céu e mar. Ilha frequentada por celebridades desde a década de 1960, Mykonos é também cenário frequente de casamentos. Seu símbolo é o agito e o glamour. As praias de Paradise e Super Paradise são as mais frequentadas, mas também há lugar para uma vida noturna mais sofisticada nos excelentes restaurantes e bares descolados da ilha.

Agito à parte, Mykonos tem muito a oferecer aos turistas. A capital Chora ou Hora (dependendo da grafia) é charmosa, com um labirinto de ruelas repleto de boutiques, além de bares, cafés e restaurantes. As famosas casas brancas e as mais de 365 igrejas reconhecidas pelo azul celeste das portas e cúpulas, se espalham dentro desse labirinto de estreitas ruazinhas. Tudo perfeito para se perder e fazer grandes descobertas, e claro, muitas fotos!

Outras atrações são os moinhos de vento construídos pelos venezianos no século 16; o bonito Mosteiro de Panagia Tourliani, de exterior branco e domo colorido; Little Venice, um conjunto de casas coladas umas nas outras que remontam ao século 10 e ficam localizadas muito próximas ao mar;  e o Museu Arqueológico, com seu acervo de objetos gregos e romanos, entre joias, cerâmicas, vasos e esculturas.

Irresistível é passear pelas praias, com destaque para a belíssima Kalafatis com suas águas cristalinas. Também vale a pena fazer visitar a pequena ilha de Delos, a 30 minutos de Chora, onde fica um dos sítios arqueológicos mais importantes da Grécia – um verdadeiro museu a céu aberto que serviu na Antiguidade Clássica como santuário de Apolo. As ruínas de Delos reúnem casas, fontes, santuários, teatro, templos, entre outros elementos.

SANTORINI

A primeira visão de Santorini, também chamada de Thira, seja do mar ou do ar, é inesquecível. Casas caiadas espalham-se pelo alto de uma falésia. Os domos azuis das mais de 300 igrejas ortodoxas se confundem com o céu, formando o cartão-postal que vem à mente quando se pensa em ilha grega.

No Mar Egeu, Santorini é uma ilha vulcânica. Fira e Oia, os dois principais vilarejos, se equilibram à beira das falésias. O pôr do sol visto de Fira, a capital, disputa com Oia, ao norte, o título de “o mais bonito da ilha”. Na extremidade oposta ao penhasco, no sul da ilha, há algumas praias de mar calmo e areias escuras e pedregosas.


Cerca de 30 minutos de carro, dependendo do trânsito, separam Fira e Oia. As duas pequenas cidades são ligadas por uma estrada asfaltada, que passa pelo trecho mais estreito de Santorini, com apenas 2 quilômetros e meio de largura. Em nenhum dos dois vilarejos são permitidas construções acima de dois andares. Mas há casas e hotéis com mais pavimentos, construídos do nível da rua para baixo, incrustados no penhasco. Oia é tranquila, com moinhos de vento brancos e ruas apenas para pedestres. Há cafés, bares, restaurantes e lojinhas de artesanato, joias e suvenires.

Em Fira, mais movimentada, as ruelas têm comércio variado. Galerias de arte, cafés, bares, restaurantes e hotéis espalham-se pelos terraços. A principal via de pedestres, Agiou Mina, contorna a cratera do vulcão e oferece vistas deslumbrantes.  Uma dica imperdível em Santorini é o passeio de barco pela caldeira inundada, a cratera do vulcão, hoje preenchida pela água do mar, que se formou após uma erupção vulcânica. Outra dica, é degustar um vinho produzido com uvas cultivadas em solo vulcânico na região vinícola localizada ao redor do Porto de Athinios.

ATENAS

Um dos monumentos históricos mais famosos do mundo, o Parthenon, reluz no topo da Acrópole: seja bem-vindo, você está em Atenas! Com cerca de 4 milhões de habitantes em toda a sua área metropolitana, a cidade reúne prédios em concreto aparente com varandas, jardins nas coberturas e não mais de nove andares, o que permite que a Acrópole, com 156 metros de altura e Patrimônio da Humanidade pela Unesco, seja vista de diversos pontos da capital grega. Do alto da Acrópole o panorama alcança toda Atenas e destaca-se na paisagem o Monte Lycabettus, o ponto mais alto da cidade, onde o sol se põe. Acrópole abaixo, os teatros de Dionísio e de Herodes Ático merecem a visita.

Um outro museu no início da subida para o Parthenon, inaugurado há pouco mais de uma década, abriga peças originais da Acrópole. Entre elas estão as Cariátides, colunas em forma de mulher do Templo de Erechtheion (os pedestais no pórtico perto do Parthenon, ao ar livre, são réplicas). Uma curta caminhada a partir do museu leva ao Templo de Zeus Olímpico e ao Arco de Adriano. Reserve tempo para se perder pelas ruas estreitas de Plaka, bairro turístico aos pés da Acrópole, com lojas de artesanato e tavernas.

A fascinante Atenas, com monumentos milenares e inestimável acervo de antiguidades, faz parte de qualquer roteiro grego, seja sua primeira vez no país ou não.

E depois de tanto tempo sem viajar, que tal alguns dias relaxantes nesse belo país dos deuses? A Grécia não vê a hora de te receber!

Post anterior
Conheça as tendências de viagens pós-isolamento social
Próximo post
Riviera Maya: o paraíso no Caribe mexicano

26 Comentários

  1. Maria Inez Borges Lins
    1 de outubro de 2021 de 16:00 — Responder

    Já viajei com vocês e amei. Gostaria de receber informações sobre a excursão às Ilhas Gregas. Obrigada

    • Queensberry Viagens
      4 de outubro de 2021 de 08:50 — Responder

      Olá Maria Inez! Agradecemos sua mensagem! Nossa equipe entrará em contato com você!

  2. Otavio castro
    16 de julho de 2021 de 13:30 — Responder

    Solicito se possível detalhes viagem Grécia ok obg

    • Queensberry Viagens
      16 de julho de 2021 de 17:09 — Responder

      Olá Otávio, boa tarde! Nossa equipe entrará em contato com você!

  3. Vera Silveira
    17 de maio de 2021 de 11:33 — Responder

    Olá ! Gostaria de informações sobre viagens para a Grécia . Obrigada!

    • Queensberry Viagens
      19 de maio de 2021 de 07:16 — Responder

      Olá Vera! Nossa equipe entrará em contato você !!

  4. Regina Lucia Pereira Fonseca do Rego Mello
    31 de março de 2021 de 23:37 — Responder

    Olá, gostaria de informações sobre esta viagem. Como proceder? Já fizemos outras viagens maravilhosas com vcs. A última foi em 2019 para Noruega. Inesquecível. Aguardarei contato.

    • Queensberry Viagens
      1 de abril de 2021 de 18:32 — Responder

      Olá Regina! Agradecemos sua mensagem! Nossa equipe entrará em contato com você!

  5. Nereide Simmonds
    31 de março de 2021 de 16:03 — Responder

    Viagem à Grécia é um sonho.
    Já fui duas vezes vale voltar
    Nereide Simmonds

    • Queensberry Viagens
      1 de abril de 2021 de 18:33 — Responder

      Sim! a Grécia é simplesmente encantadora!!

  6. LUIZ A,
    26 de março de 2021 de 21:14 — Responder

    Que ótimo, logo estaremos com a Queens .em novas aventuras. Concordo com “seus profissionais são excelentes”

    • Queensberry Viagens
      29 de março de 2021 de 01:55 — Responder

      Olá Luiz! Agradecemos sua mensagem e carinho para conosco!

  7. Maria do Carmo
    26 de março de 2021 de 18:00 — Responder

    Que delícia!!!!

    AMÉM.
    Não vejo a hora de voltar a viajar.

    • Queensberry Viagens
      29 de março de 2021 de 01:55 — Responder

      Nós também não vemos a hora de voltar a realizar o sonhos de viagem dos nossos passageiros!!!

  8. Siumara Pancotti
    26 de março de 2021 de 16:43 — Responder

    Sonho com este destino.

    • Queensberry Viagens
      29 de março de 2021 de 01:54 — Responder

      A Grécia é muito linda e encantadora!!

  9. Pedro dos Santos Barcelos
    26 de março de 2021 de 16:12 — Responder

    desejo mais informações a respeito das ilhas gregas…… datas de possíveis viagens…. valores…. condições, etc…..

    • Queensberry Viagens
      29 de março de 2021 de 01:51 — Responder

      Olá Pedro! Agradecemos sua mensagem! Nossa equipe entrará em contato com você!

  10. Angela Firmino Barreiros
    26 de março de 2021 de 16:10 — Responder

    Gostaria roteiro Romenia,Polonia Croácia, Bulgária,Moldávia . Será que conseguiria esses em um pacote só.

    • Queensberry Viagens
      29 de março de 2021 de 01:49 — Responder

      Olá Angela! Agradecemos sua mensagem! Nossa equipe entrará em contato com você!!

  11. Neusa Helena Menezes
    26 de março de 2021 de 15:50 — Responder

    Adoro viajar com a Queensberry!!! Os guias, os hotéis muito bem localizados e os roteiros são exemplares!!! Não vejo a hora de poder viajar de novo com vocês!!! Parabéns por ser a melhor Operadora de turismo no Brasil!!!

    • Queensberry Viagens
      29 de março de 2021 de 01:48 — Responder

      Olá Neusa! Agradecemos sua mensagem e agradecemos pelo carinho!

  12. Bela vaie
    26 de março de 2021 de 14:04 — Responder

    Que saudades das viagens da Queensberry!!!!!

    • Queensberry Viagens
      29 de março de 2021 de 01:48 — Responder

      Olá Bela! Também estamos com saudades de realizar os sonhos dos nossos passageiros!! acreditamos que em breve tudo deva voltar ao normal!!

  13. Rita Sanches
    26 de março de 2021 de 12:34 — Responder

    Adoro viajar com a Queensberry ,seus profissionais são excelentes

    • Queensberry Viagens
      26 de março de 2021 de 13:23 — Responder

      Olá Rita! Ficamos felizes e agradecemos a sua mensagem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

Back
SHARE

ILHAS GREGAS de portas abertas para você!