País Basco
um tesouro a ser descoberto

País Basco: um tesouro a ser descoberto

[Publicado em 14/06/2021]

Se você viajar para o País Basco, no norte da Espanha, encontrará vistas costeiras deslumbrantes, belas paisagens rochosas, e também o povo basco, com uma história repleta de orgulho e luta.

Apesar do nome, não se trata de um país independente, mas uma área de 20 mil quilômetros quadrados entre a Espanha e a França, onde vivem os bascos que desde a década de 60, através da organização extremista ETA (Euskadi Ta Azkatasuna), cujo nome significa “Pátria Basca e Liberdade”, lutam pela independência total de sete regiões no norte da Espanha e sudoeste da França.

Estabelecidos ali há mais de 4 mil anos, esse povo conservou boa parte dos seus traços culturais originais, especialmente o nacionalismo e a língua chamada euskara ou basco, que é diferente de qualquer outra língua europeia. Mas a maioria fala espanhol ou francês. Tradicionalmente, os bascos eram fazendeiros e muitos deles também pescavam e caçavam baleias no Oceano Atlântico. Mais recentemente, ergueram grandes cidades industriais e suas fábricas produzem madeira de construção, móveis, ferro e aço.

O país, com uma das melhores gastronomias do mundo, é composto por sete regiões, mas suas principais cidades são Bilbao (em basco Bilbo, a mais populosa), San Sebastián (em basco, Donostia), e Vitoria (em basco Gasteiz, a capital). Mas há também a parte francesa do País Basco, com as lindas Biarritz e Bayonne. Confira nessa matéria, porque o País Basco é um tesouro a ser descoberto e fique por dentro das suas principais atrações!

VITORIA

Considerada uma das cidades mais limpas e ecológicas da Europa, a capital Vitória é uma das “pérolas” do País Basco. Charmosa e cheia de praças românticas, conserva um centro histórico medieval e casas que mantêm brasões nas fachadas, atraindo a todos que se encantam por história e arquitetura. A melhor forma de percorrer a cidade é de bicicleta, podendo dar uma relaxada em qualquer um de seus ótimos bares e restaurantes e experimentar um txacoli: vinho branco levemente frisante, bem fresquinho e ideal para o verão.

Do ponto de vista cultural, destacamos o Museu Basco de Arte Contemporânea, também conhecido como o Artium; o Museu de Belas Artes, onde encontram-se impressionantes coleções de arte e pinturas flamencas; o Museu de Ciências Naturais; o Museu de Arqueologia, entre outros. Ainda sobre a cultura, há o Festival de Jazz que é um dos maiores do mundo, realizado normalmente em Julho.

Uma das atrações principais de Vitoria, sem dúvida, é a Catedral de Santa Maria. Esse edifício gótico, foi concebido como uma igreja fortaleza no final do século XIII, sendo declarada como catedral em 1.861. No Centro Histórico, formado pelas ruas ao redor da Catedral, pode-se encontrar vários grafites, provando que o passado e presente estão unidos nessa bela cidade.

BILBAO

Com arquitetura ousada, se destacando do que costuma-se ver em Madri ou até mesmo Barcelona, Bilbao impressiona com seus museus e centros culturais. O Museu Guggenheim Bilbao, um dos cinco museus pertencentes à Fundação Guggenheim no mundo, foi construído no início da década de 1990. O edifício, com arquitetura vanguardista e inspirada na Opera House de Sydney, é um magnífico cenário que apresenta obras-primas da arte moderna e contemporânea.

Outra atração que também merece visita é a espetacular Ponte Suspensa da Biscaia, primeira do seu tipo no mundo e declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, além do centro velho de Bilbao: você vai se surpreender com a quantidade de bares e restaurantes!

Não deixe de ir também, ao Mercado da Ribeira, à Catedral de Santiago e ao “Casco Viejo” que fica no centro da cidade. Aproveite para fazer compras no local! Mas se você quiser apreciar Bilbao em uma outra perspectiva, a dica é fazer um passeio de barco pela “Ria de Bilbao”, rio que atravessa a cidade. O passeio é uma excelente maneira de admirar alguns pontos turísticos famosos.

SAN SEBASTIÁN

Mesmo não sendo tão famosa, San Sebastián é uma das cidades mais fantásticas da Espanha! Com praias de águas cristalinas cercadas de montanhas verdejantes, é um destino perfeito para amantes da natureza.

Mas a natureza não é tudo em San Sebastián: a cidade é famosa por sua rica gastronomia, considerada uma das mais interessantes do país, e também pelo seu vasto leque cultural, sediando o Festival Internacional de Cinema de San Sebastián, um dos mais prestigiados e famosos festivais de cinema do mundo. Sua 69ª edição acontecerá neste ano, de 17 a 25 de setembro.

Aproveite quando estiver em San Sebastián, e vá também à Praia das Conchas e ao Monte Igueldo para ter uma vista incrível da praia e da cidade. Depois visite o Aquário, o Museu Naval, e termine curtindo as inesquecíveis e deliciosas versões de pintxos (petiscos) servidos em seus belos e agradáveis bares e restaurantes.

PARTE FRANCESA DO PAÍS BASCO

BIARRITZ

Uma cidade litorânea, linda, chique e cheia de lojas! Um local privilegiado à beira mar e ao mesmo tempo, bem perto das montanhas. Foi um simples vilarejo portuário até ser descoberta pela realeza europeia em 1850 e desde então, suas praias estão entre as mais badaladas da Europa. Tem um clima de cidade interiorana autêntica, que oferece aos seus visitantes, muitas atrações, para todos os gostos e idades. O sucesso, com certeza, são suas praias, pontos de surf, áreas verdes e inúmeras atrações culturais e festividades que ocorrem durante o ano todo.

Estando em Biarritz, não deixe de visitar o Rocher de La Vierge e observar uma vista incrível do mar! Antigamente, era um ponto de observação de baleias e no século 19, a mando de Napoleão III, foi ligado à costa por uma ponte, sendo fixada uma estátua da virgem Maria no topo da rocha, dando origem ao nome.

BAYONNE

Pitoresca, animada e famosa por sua atmosfera festiva com inúmeras atividades de verão, a capital do País Basco francês demonstra em suas ruas antigas, as belas fachadas em enxaimel: detalhes que remetem à sua herança cultural histórica, sem contar com a Catedral Sainte-Marie datada do século XIII e declarada como Patrimônio Mundial da UNESCO. O rio Nive divide a cidade em Grande Bayonne e Pequena Bayonne, que se ligam por cinco pontes. Na Grande Bayonne, é onde se encontra o centro comercial.

Já o Museu Basco, localizado na Pequena Bayonne, guarda mais de 2.000 objetos e obras de arte, divididos em vinte salas temáticas e é parada obrigatória para quem deseja conhecer mais sobre a cultura basca. Estando em Bayonne, uma sugestão para quem quiser agradecer pela bela viagem, é visitar o Santuário de Lourdes que fica bem próximo da cidade. É emocionante!

Bayonne tem muito orgulho de ser a capital do chocolate na França, além de ser conhecida internacionalmente pelo seu delicioso e incomparável presunto, que desde 1462 no período da Páscoa, é a atração principal da cidade através da famosa Feira de Presuntos: um evento repleto de cores e sabores que reúne concurso, desfiles, degustações e muita festa.

Post anterior
Riviera Maya: o paraíso no Caribe mexicano
Próximo post
Espanha: simplesmente apaixonante

18 Comentários

  1. Luiza Leão
    13 de agosto de 2021 de 21:05 — Responder

    Adoraria fazer mais esta viagem com a Queensberry,que eu amo ! Vocês já tem datas programadas para 2022? Obrigada!

    • Queensberry Viagens
      16 de agosto de 2021 de 08:57 — Responder

      Olá Luiza! Agradecemos sua mensagem. As viagens em grupo GBM, voltarão no próximo ano! Clique aqui para saber as novidades!!

    • Bela vaie
      1 de outubro de 2021 de 18:47 — Responder

      Boa noite.
      Quando vcs terão preços e datas para o país Basco?

      • Queensberry Viagens
        4 de outubro de 2021 de 08:54 — Responder

        Olá Bela! Agradecemos sua mensagem e informamos que a nossa equipe entrará em contato com você!

  2. João Bernardes Vaz
    22 de julho de 2021 de 18:17 — Responder

    Boa noite..
    Vcs pretendem fazer algum grupo para o pais basco ?
    Obrigado.

    Já fiz algumas viagens com vcs e adorei..

    • Queensberry Viagens
      22 de julho de 2021 de 18:36 — Responder

      Olá João! Agradecemos a sua mensagem! Nossa equipe entrará em contato com você!

  3. Dane Feltes
    17 de junho de 2021 de 00:13 — Responder

    Por favor
    Inclua meu e-mail para informar quando do lançamento de excursão em grupo para o País Basco
    Grata e cordialmente

    • Queensberry Viagens
      17 de junho de 2021 de 08:15 — Responder

      Olá Dane! Agradecemos sua mensagem! incluiremos o seu email em nosso mailing para você receber todas as novidades, ok?!

  4. IZAILDE MARTINS FURINI
    15 de junho de 2021 de 11:06 — Responder

    Adorei a matéria sobre o País Basco. Já fui diversas vezes à Espanha mas não estive nessa região. Gostaria de participar de um grupo de viagem para esses lugares. Obrigada

    • Queensberry Viagens
      15 de junho de 2021 de 11:47 — Responder

      Olá Izailde, agradecemos sua mensagem! Por enquanto, não temos previsão de viagens em grupo para o País Basco.. apenas viagens personalizadas! Qualquer outra informação, estamos à disposição!

  5. Ana
    14 de junho de 2021 de 17:01 — Responder

    Excelente matéria sobre o País Basco e suas principais cidades.
    Como guia, aprecio ainda mais, com um olhar experiente e ao mesmo tempo com a eterna curiosidade de estar sempre aprendendo.
    Muito obrigada.

    • Queensberry Viagens
      14 de junho de 2021 de 17:41 — Responder

      Olá Ana! Ficamos felizes em saber que gostou da matéria!!

  6. Maridalva Ultramari Werner
    14 de junho de 2021 de 15:20 — Responder

    Gostaria de informações sobre viagem ao país basco, como datas, hotéis e valores. Obrigada

    • Queensberry Viagens
      14 de junho de 2021 de 17:40 — Responder

      Olá Maridalva, agradecemos sua mensagem! Nossa equipe entrará em contato com você!

  7. Maria Inez Borges Lins
    14 de junho de 2021 de 11:47 — Responder

    Eu vou em grupo. Qual excursão está liberada para grupos brasileiros ainda este ano? Obrigada

    • Queensberry Viagens
      14 de junho de 2021 de 17:42 — Responder

      Olá Maria Inez! agradecemos seu contato! As excursões em grupo serão lançadas em breve. Já incluímos seu email para que você seja avisada, ok ?! Mas não temos previsão para excursões em grupo para o País Basco, apenas viagens individuais personalizadas.

      • Rosângela Pinto Monteiro Guimarães
        15 de junho de 2021 de 09:22 — Responder

        Adorei ler essa matéria sobre o País Basco que eu quero tanto conhecer! Eu já havia programado essa viagem antes, quando fazia parte do roteiro da Queensbery. Infelizmente, por motivos pessoais, tive que cancelar e depois fiquei triste quando vocês a retiraram da programação. Quem sabe, um dia! Parabéns pela matéria e pelas lives!!!

        • Queensberry Viagens
          15 de junho de 2021 de 11:46 — Responder

          Olá Rosângela! Ficamos felizes que tenha apreciado nossa matéria! Estamos à disposição!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

Back
SHARE

País Basco: um tesouro a ser descoberto