Espanha: simplesmente apaixonante

[Publicado em 16/07/2021]

Um país sempre em movimento, a Espanha não é conhecida somente pelas touradas, danças flamencas e futebol. Morada de muitos povos ao longo dos tempos, acabou absorvendo diferentes hábitos e costumes, o que faz deste país um imenso mosaico cultural. Outro fator condicionante na cultura espanhola é a forte regionalidade, que garante experiências inesquecíveis aos visitantes. Resumindo, é como se fossem vários países dentro de um só, mas cada um com a sua singularidade e encanto.

Na Espanha, as atrações turísticas são bem variadas: praias, excelente gastronomia, natureza exuberante, vida noturna agitada, museus, monumentos famosos e história… muita história! Com tantas alternativas, fica até difícil escolher por onde começar o roteiro neste belo país. Mas vamos por partes! Apresentamos no vídeo abaixo, algumas cidades da Costa Atlântica da Espanha – da Galícia ao País Basco – e logo depois trazemos para você, um pouco mais sobre as regiões de Castilla y León, terra nascida da união de duas regiões espanholas e La Rioja, paraíso para os amantes de vinho. Boa leitura!

CASTILLA Y LEÓN

Castelos do século 12, grandes muralhas, catedrais góticas e universidades, entre as mais antigas do mundo, essas são algumas das atrações que você encontrará ao visitar Castilla y León. Situada no noroeste da Espanha, essa região se estabeleceu a partir da união do antigo reino de Castilla e o reino de León, através do casamento de Fernando I com Isabel, os chamados Reis Católicos. Eles foram os primeiros reis da Espanha e ficaram conhecidos por este nome, pois tornaram o catolicismo a única religião permitida no país, tendo grande influência na expulsão dos mouros do território espanhol. A história é longa…mas se você quiser saber mais sobre os Reis Católicos, a dica é assistir a série “Isabel, a Rainha de Castela”, disponível nas plataformas de streaming Amazon Prime Video e Now Online.

Castilla y León, possui um considerável patrimônio arquitetônico romano, medieval e renascentista. É uma região bem interessante, devido as atrações históricas e culturais, e também pela beleza das paisagens naturais. As principais cidades são: Ávila, Salamanca,  Segóvia, consideradas Patrimônio da Humanidade pela Unesco, e também León e Burgos. Conheça um pouco sobre elas:

ÁVILA

Capital nos tempos da dominação árabe, foi, após a expulsão dos mouros, também residência de numerosos reis de Castilla. Hoje em dia, a cidade recebe visitantes de todas as partes do mundo, muitos destes, com visitas de um dia, o que se explica por conta da proximidade da capital Madri (aprox.. 115). O destaque é a sua belíssima muralha de cerca de 2,5 Km de extensão, com um centro histórico recheado de atrações e declarados Patrimônios Mundiais da UNESCO. Outra grande atração é a o convento de Santa Teresa de Ávila, doutora da igreja católica.

Outros lugares para visitar são: a catedral, as praças de Mercado Grande e Mercado Chico, o Castelo de Don Álvaro de Luna – declarado Monumento Histórico e a Basílica de San Vicente. E para terminar sua visita, não deixe de experimentar o principal doce da região: as deliciosas yemas de Ávila, que levam ovos, açúcar, canela e casca de limão! 

SALAMANCA

Para descobrir Salamanca, basta caminhar pelo seu centro histórico, e você entenderá por que grande parte da cidade foi declarada Patrimônio Mundial. Apesar de algumas obras realizadas nos anos 80 terem modificado o seu aspecto original, a cidade conserva, em parte, o seu caráter medieval. Os lugares mais interessantes são: a Plaza Mayor, a mais bonita das praças em estilo barroco da Espanha; a Catedral, que levou 200 anos para ser construída e por isso apresenta uma mistura de estilos gótico e barroco; a velha Catedral, exemplo de transição entre os estilos românico e gótico; a Universidade; o palácio Monterrey e a Casa de Las Conchas, com sua pitoresca fachada. Reserve pelo menos um ou dois dias para visitá-la!

SEGÓVIA

Exibindo atrações construídas no período romano como o aqueduto, um dos principais cartões postais, é uma lindíssima cidade que está localizada a menos de 100 km de Madri, também podendo ser visitada facilmente em um dia.

Foi em Segóvia que Isabel, a Católica, foi coroada rainha de Castela e Leão. O destaque da cidade, é o Aqueduto romano construído entre os séculos I e II, mas também existem outras atrações: o Alcázar, que durante a Idade Média serviu de residência para os reis de Castela; Igreja da Vera Cruz; a Plaza Mayor e o Mosteiro de Santa Maria del Parral, onde se encontram os últimos monges da Ordem de São Jerônimo. Outra famosa atração da cidade é o Cochinillo de Segóvia (leitão assado), uma experiência gastronômica imperdível típica de Segóvia.  

BURGOS

A Espanha conta com uma única catedral reconhecida, de forma individual, como Patrimônio da Humanidade, e ela fica em Burgos: Catedral Santa María la Mayor, simplesmente impressionante! A construção, em estilo gótico, é majestosa!

Detentora de alguns documentos e artefatos mais antigos de toda a Espanha, a cidade é muito agradável, charmosa e muito arborizada, com extensas áreas verdes como o Parque de La Isla, além de fazer parte de uma das rotas do Caminho de Santiago.

Em Burgos também podemos encontrar a estátua de El Cid, cavaleiro espanhol do reino de Castela, que ao ficar órfão aos 15 anos, foi levado para a corte do rei Fernando I, ficando conhecido como um dos maiores guerreiros da Idade Média. Para saber mais sobre a história desse herói eternizado, assista a série “El Cid” no Amazon Prime Video.

LEÓN

Você sabia que Gaudí deixou sua marca em León há mais de 120 anos? Trata-se da Casa Botines, sede da indústria têxtil da época, e que foi declarada Monumento Histórico. A visita permite apreciar os detalhes arquitetônicos desenhados por Gaudí, que inaugurou o estilo modernista na cidade, e também uma exposição dedicada à história da construção do prédio. Outros destaques são as antigas muralhas da cidade, igrejas medievais e palácios.

Entre os costumes da cidade, se destacam as procissões na Semana Santa e as Festas de São João e São Pedro, realizadas na última semana de junho, onde a cidade é toda ocupada por feiras e mercados de rua onde os leoneses celebram o início do verão com muitos fogos de artifício e fogueiras.

LA RIOJA

Província localizada no norte da Espanha, é um verdadeiro paraíso para os amantes de vinho! As vinícolas locais vão desde as pequenas e tradicionais, até grandes produtores comerciais, que levam suas mais de 500 vinícolas, a terem fama internacional pela qualidade de seus vinhos. Lá, o vinho é mais que uma bebida: é uma cultura!

Além de paisagens espetaculares, estando nos vinhedos de La Rioja, há possibilidade de realizar várias outras atividades: canoagem pelo Rio Ebro, passeios à cavalo, de balão ou em veículos 4×4, além da interessante experiência de ser vinicultor por um dia, aprendendo sobre colheita, poda, ou até mesmo realizando um curso de iniciação à degustação!

Já a gastronomia, é marcada por uma simplicidade requintada, com muita qualidade em seus produtos locais: pimentas, alhos, cebolas, alcachofras, espargos, alfaces, acelgas, entre outros. Mas o destaque vai para o Caparrones, um dos pratos mais importantes e tradicionais de La Rioja. É um tipo de ensopado feito com feijão vermelho e chouriço picante.

Santo Domingo de la Calzada, é uma das cidades da região marcadas pelo caminho de Santiago. Possui ruas medievais, habitantes que saúdam os peregrinos que por ali passam, e uma “atração” bem curiosa: dentro da catedral da cidade, existe um galinheiro em estilo gótico, com uma galinha e um galo, que são substituídos a cada 30 dias.

A presença dos animais, faz referência à uma lenda, na qual foram ressuscitados um galo e uma galinha para provar a inocência de um jovem enforcado injustamente, que sobreviveu à sua condenação. Diz a lenda, que, se ao entrar na catedral os animais cacarejarem, é sinal de muita sorte!