CÔTE D´AZUR
A famosa e elegante Riviera Francesa

CÔTE D`AZUR: A famosa e elegante Riviera Francesa

[Publicado em 19/11/2021]

A Côte d´Azur ou Costa Azul, ou ainda Riviera Francesa, é uma região localizada no litoral sul da França, no Mar Mediterrâneo, mas que faz parte da Provence. É um destino muito frequentado pelas altas classes sociais, e repleta de paisagens naturais lindíssimas.

Região onde Picasso passou seus últimos anos, também foi fonte de inspiração para pintores como Matisse e Marc Chagall, além de lar da beleza estonteante de Brigitte Bardot da década de 50. Confira o elegante trio das cidades mais badaladas da região e suas principais atrações!

NICE

Considerada capital da Riviera Francesa, é uma cidade elegante e perfeita para quem quer curtir belas praias! Já fez parte da Sardenha, ilha pertencente à Itália, sendo anexada à França em 1860.

CÔTE d´AZUR

Além das praias, em Nice você não pode deixar de visitar o Musée Matisse, dedicado ao grande pintor francês Henri Matisse, que viveu em Nice em várias fases da sua vida e onde produziu a maior parte da sua obra, e também o Musée National Marc Chagall, que guarda a maior coleção de obras do pintor judeu russo-francês Marc Chagall.

CÔTE d´AZUR
CÔTE d´AZUR

Os passeios em Nice são muitos, variados e para todas as idades. Mas alguns são imperdíveis: caminhar pela agradável avenida à beira-mar Promenade des Anglais. Muito mais do que uma grande orla, é lá que em fevereiro, acontecem os desfiles do Carnaval de Nice, enquanto nos demais meses do ano, é ocupada por corredores e famílias a fim de desfrutar momentos agradáveis ao ar livre.

CÔTE d´AZUR

Outro passeio que não pode faltar é caminhar por Vieille Ville, que é a parte mais antiga da cidade. O local tem várias ruas estreitas e becos com lojas, restaurantes, sorveterias, creperias e cafés com clima animado até altas horas! Vale a pena conferir!

CÔTE d´AZUR

Próximo à Nice, fica Mônaco, famosa por sediar o Grand Prix desde 1950 e atrair personalidades do mundo todo. Em 2022, o GP de Mônaco acontecerá no final de maio e a Windstar Cruises, líder em navios de pequeno porte, criou um cruzeiro de 7 noites no veleiro Wind Surf, que permite acesso exclusivo aos eventos privados do Grand Prix. Para saber mais, clique aqui.

ST. TROPEZ

Luxo, barcos, iates, restaurantes badalados (e caros!). Isso é St. Tropez: sem dúvida, a cidade mais badalada da Riviera Francesa! Frequentada há muito tempo por artistas e também pela alta sociedade internacional, teve seu início de glória décadas atrás, com a presença de Brigitte Bardot que se encantou pelo local. Era uma tranquila vila de pescadores, que se tornou famosa por suas praias e pela agitada vida noturna.

CÔTE d´AZUR

A gastronomia nessa charmosa cidade, é à base de frutos do mar, pela proximidade com o Mar Mediterrâneo. Mas quando se fala em doces, a “La Tarte Tropézienne” ganha em disparado. Um tipo de brioche recheado com creme, que nasceu de uma receita secreta de família, alcançou a fama em 1955 durante as filmagens de “Et Dieu…créa la Femme” (E Deus… criou a mulher) quando Brigitte Bardot provou e aprovou o doce. A receita é guardada a 7 chaves, pela pâtisserie francesa, até hoje. Irresistível!

St. Tropez tem um clima agradável durante o ano todo, com invernos amenos para os padrões europeus. Dessa forma, você não terá problemas com o clima para conhecer essa elegante cidade! Mas se quiser evitar a alta temporada turística, a melhor alternativa são os meses de abril e maio ou setembro.

CANNES

Sinônimo do glamour, também já foi uma pequena vila de pescadores antes de se tornar um destino desejado pelas elites francesas e italianas. Badalado balneário no Sul da França, é considerada uma das cidades mais chiques da Riviera Francesa. Com ótimos e estrelados restaurantes, excelentes hotéis, e eventos que atraem a atenção do mundo inteiro, possui também um visual deslumbrante com praias belíssimas!

CÔTE d´AZUR

O que não falta em Cannes são opções de passeios em barco. Uma das sugestões é conhecer a Île Sante-Marguerite (trajeto de 20 minutos). O ideal é ir pela manhã para passar o dia na ilha, que além de praias lindas e natureza exuberante onde é possível realizar esportes aquáticos como canoagem e stand up paddle, também é famosa por seu Forte Real, conhecido por ser o local onde esteve preso o Homem da Máscara de Ferro.

CÔTE d´AZUR

Estando em Cannes, não deixe de caminhar ou fazer um passeio em vespa ou bicicleta pelo Boulevard de La Croisette, um florido calçadão à beira-mar que oferece boutiques de grifes famosas e hotéis de luxo, além dos restaurantes e bares mais badalados da cidade. Uma avenida que é sinônimo do glamour !

CÔTE d´AZUR

É lá que fica o famoso Palais des Festivals, onde acontece o Festival de Cinema. Na praça ao redor do Palácio, também há atrações para os visitantes como estátuas, fotos de artistas em tamanho natural e também a calçada da fama. E falando em fama, o cobiçado tapete vermelho fica ali estendido o ano todo para que os anônimos também possam ter seu “momento de fama”! Então, que tal um “click” no famoso “Red Carpet”? Nada mal, não é mesmo!

CÔTE d´AZUR
Post anterior
LAPÔNIA EXPERIÊNCIAS EMOCIONANTES E INESQUECÍVEIS
Próximo post
ART DÉCO – a América sob um novo olhar

2 Comentários

  1. Antonio lioni
    21 de novembro de 2021 de 12:23 — Responder

    favor me enviar a data, roteiros, preços e condições de pagamento.

    • Queensberry Viagens
      22 de novembro de 2021 de 09:33 — Responder

      Olá Antonio! Agradecemos a sua mensagem e informamos que a nossa equipe entrará em contato com você!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

Back
SHARE

CÔTE D`AZUR: A famosa e elegante Riviera Francesa