PUGLIA
TERRA DE IMAGENS E SABORES INESQUECÍVEIS

PUGLIA: TERRA DE IMAGENS E SABORES INESQUECÍVEIS

[Por Marco Lourenço – Publicado em 25/02/2022]

Região preferida dos italianos, a Puglia tem se destacado também no cenário do turismo internacional, atraindo cada vez mais viajantes de todas as partes do mundo que procuram as férias dos sonhos. Banhada pelo Mar Jônico e pelo Mar Adriático, a Puglia possibilita desfrutar incríveis paisagens, como a beleza das águas da Costa Salentina, um litoral rochoso com grutas escavadas pelo mar, belas praias, balneários e cidades históricas.

O interior é pontilhado por pequenas cidades cercadas por vastos olivais e vinhedos, que deixam um traço forte na excelente culinária pugliese. Antigas fazendas foram reestruturadas para atender a um crescente número de viajantes ávidos pela experiência de conviver com uma realidade mais rural e tranquila.

Assim, para conhecer o Vale D’Itria e a região do Salento, que corresponde ao “salto da bota”, reserve de oito a dez dias. Como a distância entre as cidades são curtas, escolha de dois a três pontos para permanência e, a partir desses pontos, percorra as atrações mais próximas. As portas de entrada e saída para a região podem ser através dos aeroportos de Bari e Brindisi, que possuem frequências de voos para as principais cidades italianas.

ALBEROBELLO – “TRULLOS OU TRULLI”

Alberobello tem uma configuração urbana orgânica e sinuosa, composta por mais de 1.500 trullos, ou trulli em italiano, que são edificações cilíndricas de pedras caiadas de branco coroadas por uma cobertura cônica, também em pedras sobrepostas, formando uma estrutura autoportante sem a utilização de argamassa – nas cúpulas, desenhos místicos têm a função de proteção.

De Alberobello, você pode partir para visitar as cidades que ficam nos arredores, como Martina Franca, Locorotondo e Cisternino. Como todas da região, Martina Franca foi construída por questões de segurança no alto de uma colina com uma bela vista. Muralhas medievais e torres de defesa, transformadas em residências, protegem até hoje o centro histórico. Na Piazza Roma, se destaca o Palácio Ducale, hoje prefeitura. Vale visitar o segundo pavimento do palácio decorado com pinturas alusivas a temas mitológicos e religiosos.

Quinze minutos de viagem separam Martina Franca de Locorotondo. A cidade é um grande labirinto de ruelas de pedras e casas brancas com pequenos e charmosos jardins. Os monumentos de maior destaque ficam por conta dos palácios Comunale (sede da biblioteca civil), Morelli e De Benardis. Da arquitetura religiosa, a Igreja da Madonna della Greca, do século XII, é a mais expressiva da cidade. Aproveite para conhecer o trullo mais antigo da Puglia: o Trullo de Marziola.

Povoada desde a Idade do Bronze, Cisternino foi completamente destruída pelos godos no século V e reconstruída. No centro, você pode visitar a Torre Medieval Normanda-Sueva e a Igreja Madre de San Nicola de Mira.

AS CIDADES LITORÂNEAS

Ainda em Alberobello, dedique um dia para conhecer as lindas cidades litorâneas. Localizada num penhasco, Polignano a Mare é banhada pelo límpido Mar Adriático. Ruazinhas estreitas, casas de pedras, monumentos arquitetônicos, terraços medievais que se abrem para o mar, praias e grutas fazem desta uma das cidades mais procuradas do litoral pugliese. Se tiver tempo, visite a Grotta Palazzese – a mais bela de todas, hoje um restaurante.

Rumo ao norte, você chegará à cidade de Trani. No centro histórico de cor bege, ficam os palácios, as igrejas e o belo Castello Svevo, que se debruça sobre o mar. A catedral românica, dedicada a San Nicola Pellegrino com a torre do campanário foi durante séculos referência para os navegadores. Próximo à catedral ficam o Palácio dei Dogi de Veneza e a sinagoga da Giudecca, que no passado eram guetos e refúgios para os judeus.

Depois de mais um dia fantástico, é hora de deixar Alberobello para trás. Você tem duas opções: caso seja apaixonado pelo mar vale a pena escolher um hotel numa das belas praias da costa ou então seguir diretamente rumo ao sul da Puglia. Se a opção for desfrutar belas praias, saia em direção ao litoral e aproveite para uma esticada até Castellana para visitar a impressionante Grotte Di Castellana.

Se você gosta de conforto, luxo e descontração, o Borgo Santa Egnazia é a grande dica para hospedagem. Magnífica construção de pedra branca, o resort representa o melhor do mar Adriático. Do hotel você pode alcançar as melhores e mais belas praias da região como San Foca, Torre Dell’Orso, ou os rochedos de Rocca Vecchia, carinhosamente chamada pelos locais de La Poesia.

Caso você prefira pular a parte praiana, a porção sul da Puglia também tem muito a oferecer. Não deixe de conhecer Ostuni. Entre as chamadas “Cidades Brancas”, sem dúvida, é uma das mais belas e charmosas. Inicie sua visita pela Piazza Della Libertá, com a coluna de Santo Oronzo no estilo barroco, a Igreja de São Francisco de Assis e o prédio da prefeitura. Siga seu passeio subindo a Via Cattedrale, repleta de lojas e bares, para alcançar as antigas muralhas da cidade e a Igreja San Vito. Acessando a parte amuralhada, você chegará à belíssima Catedral de Ostuni, construída em estilo gótico tardio.

Não podemos esquecer que a Puglia possui um relevo e clima únicos, fatores que dão origem a uma cultura alimentar riquíssima. Atravessar a região sem fazer uma degustação do tradicional azeite e dos deliciosos vinhos seria uma falta muito séria. Dessa maneira, escolha uma das tradicionais masserias ou tenutas, que são antigas fazendas, para almoçar, aprender como se produz o azeite extravirgem e degustar bons vinhos.

A melhor opção no sul da Puglia para hospedagem é Lecce, a principal cidade da península salentina, conhecida pela riqueza do seu estilo barroco presente em vários templos, monumentos e palácios.

Marco do centro antigo, a Piazza di Sant’Oronzo abriga grandes atrações, a começar pela coluna que sustenta a escultura do santo que dá nome à praça. Há ainda a Capela de São Marcos e parte de um anfiteatro romano que tinha capacidade para 25 mil pessoas. Há poucos metros está a belíssima Basílica de Santa Crocce e, logo ao lado, o Palácio do Governo. Ao seguir, pela Via Vittorio Emanuele II, repleta de lojas e cafés, você chegará à Piazza Del Duomo onde estão a Catedral, a Torre do Sino, o Palácio Episcopal e o antigo seminário que hoje é o museu de Arte Sacra.

A PORTA DO ORIENTE

Otranto tem uma história rica, de muitas invasões e guerras. Desde o período romano, sua localização estratégica transformou-a em um dos mais importantes portos do país, razão pela qual é conhecida como a Porta do Oriente. Na paisagem da cidade, logo se destaca o Castelo Aragonese, do século I. Caminhar por entre ruelas, levará você até a catedral, construída no estilo romanesco. Numa capela lateral ao altar, ficam parte dos ossos dos conhecidos mártires de Otranto, italianos que foram assassinados por se recusaram a negar o cristianismo durante a invasão otomana.

O MAR

Para conhecer pequenos balneários, reservas naturais, praias paradisíacas e paisagens de tirar o fôlego, siga viagem pela estrada litorânea em direção a Santa Maria de Leuca, que é o ponto mais meridional do “salto da bota” da Itália, onde as águas do mar Jônico encontram as do mar Adriático. Suba até a Basílica Santuário de Santa Maria de Finibus Terrae. Dos terraços se pode apreciar uma linda vista da cidade, a marina, suas praias e o calçadão.

As cidades banhadas pelo mar Jônico são a próxima etapa da viagem. Gallipoli, tem uma história não muito diferente das demais cidades litorâneas do Salento: foi invadida e tomada por várias culturas ao longo dos séculos. São muitos os pontos de interesse para quem a visita, a começar pela incrível fonte greco-romana do século III a.C. o centro histórico é rodeado de altas muralhas que descem até o mar e é dominado pelo Castelo Angioino.

Depois de dias maravilhosos e de ter percorrido uma terra de imagens e sabores inesquecíveis, você pode seguir ao aeroporto de Brindisi, que é o mais próximo a Lecce, para o retorno. Lembre-se do dito popular: “Todos os caminhos levam a Roma”. Portanto, rever a capital italiana é sempre muito bom…

Post anterior
CASTELOS DA ALEMANHA: ENTRE CONTOS DE FADAS E EXTRAVAGÂNCIAS
Próximo post
MONTENEGRO UMA JOIA À BEIRA-MAR

26 Comentários

  1. Zilmara Simm Tonon
    26 de maio de 2022 de 10:51 — Responder

    Tenho interesse nessa viagem.
    Acho interessante ficar hospedada em uma localidade e fazer passeios diários pelos locais próximos.
    Aguardo notícias,
    Obrigada

    • Queensberry Viagens
      26 de maio de 2022 de 14:46 — Responder

      Olá Zilmara! Pedimos a gentileza de aguardar o contato da nossa equipe!

  2. JOAO KENNEDY BANDEIRA DE LIMA
    2 de maio de 2022 de 12:37 — Responder

    Tenho interesse…

    • Queensberry Viagens
      3 de maio de 2022 de 09:23 — Responder

      Olá João! Pedimos que aguarde o contato da nossa equipe para mais informações!

  3. Regina Maria
    1 de maio de 2022 de 17:35 — Responder

    Datas, roteiro e valores!

    • Queensberry Viagens
      2 de maio de 2022 de 07:17 — Responder

      Olá Regina! Agradecemos sua mensagem. Nossa equipe entrará em contato com você!

  4. Mariângela Giannetti
    1 de maio de 2022 de 14:16 — Responder

    Boa tarde,
    Gostaria de receber o programa completo para a viagem à Puglia.
    Grata

    • Queensberry Viagens
      2 de maio de 2022 de 07:43 — Responder

      Olá Mariângela! Agradecemos seu contato e pedimos a gentileza de aguardar nosso contato!!

  5. Maria Aparecida Zanichelli
    26 de março de 2022 de 23:08 — Responder

    Quais as cidades mais interessantes para ficar hospedar na Puglia, cerda de 15 dias
    Grazie mille

    • Queensberry Viagens
      28 de março de 2022 de 06:57 — Responder

      Olá Maria Aparecida! Agradecemos sua mensagem. Nossa equipe entrará em contato com você!

      • Maria cristina Scheidt
        3 de maio de 2022 de 01:15 — Responder

        Olá.
        Gostaria de receber o pacote com valores.
        Grata

        • Queensberry Viagens
          3 de maio de 2022 de 09:32 — Responder

          Olá Maria Cristina! Agradecemos sua mensagem e pedimos a gentileza de aguardar nosso contato.

  6. Claudia
    26 de março de 2022 de 20:02 — Responder

    Gostaria de saber mais detalhes sobre essa viagem.

    • Queensberry Viagens
      28 de março de 2022 de 06:59 — Responder

      Olá Claudia! Pedimos a gentileza de aguardar o contato da nossa equipe!

  7. Debora malta
    26 de março de 2022 de 12:50 — Responder

    Estou interessada. Pode por gentileza enviar datas e valores ?
    Obrigada
    Debora

    • Queensberry Viagens
      28 de março de 2022 de 07:02 — Responder

      Olá Debora! Agradecemos sua mensagem e pedimos que aguarde o contato da nossa equipe!

  8. ADELE FRESCHET
    26 de fevereiro de 2022 de 23:06 — Responder

    Boa noite,

    PUGLIA – TERRA DE IMAGENS E SABORES INESQUECÍVEIS

    Favor enviar informações sobre roteiro acima, hotéis, preço e forma de pagamento para single e duplo para setembro/outubro.

    Vcs tem o sistema de reserva a compartir ?

    Obrigada desde já

    • Queensberry Viagens
      2 de março de 2022 de 10:33 — Responder

      Olá Adele! Agradecemos seu contato e pedimos que aguarde o contato da nossa equipe que fornecerá mais detalhes e informações!

  9. Mariza O V Freret
    26 de fevereiro de 2022 de 12:55 — Responder

    Os srs estão oferecendo uma excursão e introduzindo, em primeiro plano, os locais a serem visitados? Não entendi.

    • Queensberry Viagens
      2 de março de 2022 de 10:43 — Responder

      Olá Mariza! Agradecemos sua mensagem. A nossa matéria sobre a Puglia destaca algumas das principais cidades, que podem ser visitadas através de viagens em grupo ou também, através de viagens personalizadas.

  10. Erika Kieser
    26 de fevereiro de 2022 de 11:38 — Responder

    Qual a dTa de saída para Puglia e Provence?
    É SLOW?
    Me prometeram um Calendário e até hoje não tecebi

    • Queensberry Viagens
      2 de março de 2022 de 10:23 — Responder

      Olá Erika! Agradecemos a sua mensagem e pedimos que aguarde o contato da nossa equipe!

      • Grace Anderson Coutinho
        1 de maio de 2022 de 15:14 — Responder

        Poderiam incluir San Giovanni Rotondo e santuário de São Miguel Arcanjo .
        Preços e datas

        • Queensberry Viagens
          2 de maio de 2022 de 07:34 — Responder

          Olá Grace! Agradecemos seu contato e pedimos a gentileza de aguardar o contato da nossa equipe.

  11. Lia Cardoso
    26 de fevereiro de 2022 de 06:34 — Responder

    Lindo. Seria possível enviar datas de partida e preços ?!
    Estou em contato com a Andrea e essa será mais uma opção.
    Obrigada
    Lia Cardido

    • Queensberry Viagens
      2 de março de 2022 de 09:22 — Responder

      Olá Lia! Nossa equipe entrará em contato com você!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

Back
SHARE

PUGLIA: TERRA DE IMAGENS E SABORES INESQUECÍVEIS