MONTENEGRO UMA JOIA À BEIRA-MAR

[Publicado em 25 de Março de 2022]

Pequena república montanhosa com um estreito litoral banhado pelo azul intenso do Mar Adriático, Montenegro vem se destacando cada vez mais no turismo e é uma ótima opção para quem procura novos destinos. É um dos países da bela região dos Bálcãs formado depois da dissolução da Iugoslávia tendo como vizinho, ao norte, a encantadora Croácia fazendo fronteira também com a Bósnia e Herzegovina, Sérvia, Kosovo e Albânia.

Conheça nessa matéria, as principais cidades desse país que com sua rara e singular beleza natural, que vai de montanhas nevadas a praias badaladas, promete atrair ainda mais visitantes a cada ano!

BAÍA DE KOTOR

A Baía de Kotor é um dos principais destinos turísticos do país, com as cidades históricas de Kotor e Perast recheadas de palácios dos tempos do domínio veneziano, construções bizantinas e basílicas milenares. No fundo da baía, Kotor tem influências italianas, clima mediterrâneo e um passado de porto importante. Por quase 300 anos fez parte da República de Veneza. Atualmente, está na rota de navios de cruzeiros, como os da Windstar Cruises e Oceania Cruises.


KOTOR

A cidade tem um belo centro medieval reconhecido como Patrimônio Mundial pela Unesco, com uma fortaleza em estilo veneziano, ruas estreitas sem automóveis e pequenas e charmosas praças. É possível subir ao topo da muralha e ter uma vista espetacular como recompensa pelo esforço físico. A fortaleza fica 280 metros acima do nível do mar e chega a se confundir com as montanhas ao fundo. No meio do caminho para o topo está a Igreja Nossa Senhora do Descanso, de nome apropriado. Não se sabe ao certo quando começou a construção da fortaleza, ainda que haja registros de Kotor no século 9.

Nas ruas de Kotor, são muitos os prédios em estilos românico e gótico e, apesar de pequeno, o centro histórico é repleto de praças, lojas, bares de bons vinhos e restaurantes de frutos do mar, cenário ideal para tomar uns drinks e curtir o clima da cidade apreciando o vai e vem dos visitantes.

PERAST

Pequeno vilarejo de pedra também às margens da baía, Perast é uma pacata cidade localizada a curta distância de Kotor. Com apenas uma rua principal, ali o estilo veneziano é ainda mais forte. Há palácios e igrejas dos séculos 17 e 18, e duas ilhotas que se destacam na baía: a de São Jorge, que tem um mosteiro beneditino erguido no século 9, cercado de ciprestes, sendo possível apreciar apenas quando se passa ao redor da ilha, pois visitas não são permitidas, e a de Nossa Senhora das Pedras que sedia um templo católico do século 15 que parece flutuar sobre as águas, e também um museu com objetos antigos que contam a história da região. Enquanto se aguarda os barcos que ligam a cidade às ilhotas em pouquíssimos minutos, a dica é passear pela orla de Perast e admirar o lindo visual!

BUDVA

Se você aprecia uma ótima praia, as melhores de Montenegro estão em Budva. Com águas mornas, calmas e cristalinas é difícil não se entregar ao relaxante clima do principal balneário do país. Com cerca de vinte mil habitantes é considerada a capital do turismo de Montenegro. Seu pitoresco centro histórico é formado por edificações do século 15 e ruas com calçamento de pedras que desembocam em pequenas praças repletas de restaurantes e igrejas. A milenar e mais antiga da cidade, Igreja de Santa Maria de Punta, foi construída em 840 mas há também a igreja de St. Ivan, a pequenina Sveta Trojica e o Monastério Stanjevici. Já a vida noturna, é bastante animada e considerada a mais badalada do país. O agito dos bares, clubes noturnos e cassinos renderam à cidade o apelido de “Miami de Montenegro”!

ILHA DAS CELEBRIDADES

A apenas alguns quilômetros, está Sveti Stefan, uma antiga vila medieval de pescadores, toda murada e que data do século 15, em uma espécie de ilhota ligada ao continente por uma estreita faixa de terra. É lá que se encontra o luxuoso resort Aman Sveti Stefan, do grupo Aman Resorts que ao transformar as casas medievais do vilarejo nos confortáveis e espaçosos quartos do hotel, teve o cuidado de preservar a estrutura externa, modernizando apenas as instalações interiores. O resort de puro luxo é muito frequentado por celebridades que buscam privacidade.