Amsterdã: colorida, envolvente e cativante

[Publicada em 29 de Abril de 2022]

Adoráveis campos de tulipas, importantes museus de arte, charmosos e românticos canais que cortam a cidade e as práticas bicicletas. Seja bem-vindo à Amsterdã, uma cidade portuária e uma das mais interessantes da Europa! Sempre cheia de novidades, a capital holandesa respira arte, cultura e história. Ao andar pelas ruas, dá para entender o quanto a cidade preserva sua tradição através dos seus edifícios em enxaimel, igrejas, monumentos e praças. O clima é cativante e envolvente!

Não importa quantas vezes já se esteve em Amsterdã, o passeio pode sempre começar pela Museumplein, conhecida também como Praça dos Museus que reúne o Rijksmuseum, Museu Nacional dedicado às artes e história; o Museu Stedelijk de arte moderna e contemporânea; o Museu Van Gogh e a Casa de Rembrandt, onde o pintor viveu boa parte de sua vida. 

A Praça dos Museus fica ao sul do canal Singel, famoso pelo Bloemenmarkt, um mercado flutuante de flores que é uma atração imperdível e simbólica da cidade. Pela expressão “mercado flutuante”, a ideia que se tem, é de que são lojas em forma de barcos flutuando sobre a água, mas na verdade são lojinhas tipo stands que parte estão na rua e parte no canal. A variedade das famosas tulipas e outras flores, plantas e até sementes é incrível, sendo uma ótima opção para levar como recordação da Holanda!

Outra atração imperdível e muito visitada, é a Casa de Anne Frank, lugar onde a pequena judia, protegida dos nazistas por uma estante de livros, escreveu seu diário que traduzido para mais de setenta idiomas, comoveu o mundo. Que tal uma “espiada virtual” de como é esse museu biográfico? Clique aqui!

Na mesma região da Casa de Anne Frank, no Prinsengracht, um dos canais mais antigos da cidade, fica o Jordaan, um charmoso bairro repleto de casas estreitas, hotéis, cafés, restaurantes, galerias de arte e lojas diferentes, incluindo estilistas locais. É um local descolado na cidade e merece ser descoberto sem pressa!

CAPITAL DAS BICICLETAS

Sim! Esse é o meio de locomoção mais utilizado na cidade. Pelo país ser todo plano e o centro histórico de Amsterdã ter ruas muito estreitas, o acesso é complicado para veículos. Com uma das melhores infraestruturas cicloviárias do mundo, nessa cidade o ciclista tem a preferência e o total respeito.

Todos andam de bicicleta, incluindo crianças, pais e idosos. Mas cuidado! Existe uma lei que proíbe o uso de celulares nas bicicletas, com uma multa em torno de €95. E a proibição não é só se estiver falando no celular. Se estiver segurando o aparelho até mesmo parado no sinal, é multa na certa e os turistas também estão incluídos nessa. Então quando quiser dar uma pedalada – atividade típica e “obrigatória” de quem vai a Amsterdã – fique esperto!

TOUR PELOS CANAIS

Foi devido aos seus mais de 100 quilômetros de canais, que Amsterdã ganhou o apelido de “Veneza do Norte”. Atravessados por cerca de 1.500 pontes e cavados pelos holandeses no século 17, de todos os cem canais que cortam a cidade, os três principais são: Herengracht, Prinsengracht e Keizersgracht. Navegar por eles, é uma experiência única pois reproduzem a alma e o ambiente charmoso, particular da cidade.  

As embarcações são variadas – cobertas e climatizadas ou não –, e alguns passeios são “Hop-On/Hop-Off”, onde você pode descer e subir no barco várias vezes nos diversos pontos do passeio. Mas há também o passeio normal, onde você sobe e desce no mesmo ponto e apenas uma vez. Uma ótima opção para admirar toda a beleza de Amsterdã e desfrutar de cruzeiros matinais com café da manhã incluído, passeios românticos com jantar a bordo, ou cruzeiros noturnos com open bar.

PARQUE KEUKENHOF

Maior parque de tulipas do mundo, o Keukenhof é conhecido como o “Jardim de Europa”. Localizado em Lisse, a cerca de uma hora do centro de Amsterdã, o parque abre suas portas apenas durante a primavera (de março a maio) e oferece cerca de 7 milhões de tulipas de 800 variedades diferentes. Dica: visite o parque às segundas, terças ou quartas, antes das 10h30 ou depois das 16h00. São dias e horários em que o parque está menos movimentado!

HEINEKEN EXPERIENCE

A Heineken Experience é um programa divertido mesmo para quem não bebe cerveja. O museu existe desde o início do século 20 onde a cervejaria, considerada um patrimônio local, funcionou até o final da década de 1980 (atualmente a fábrica é fora da cidade). São quatro andares de artefatos históricos, memorabilia, fotos e vídeos, que apresentam a história da fabricação da cerveja, mostrando desde como ela é feita até a sua distribuição pelo mundo. Funcionários tiram dúvidas, contam curiosidades e deixam claro que a cor da Heineken é dourada e não amarela!

A duração do passeio depende do ritmo de cada um, mas em cerca de uma hora dá para conhecer toda a parte da fábrica aberta ao público, apreciar o design das primeiras garrafas, os cartazes publicitários antigos e as bolachas variadas com os diferentes logotipos da cervejaria. Um dos pontos altos da visita é o salão decorado com vitrais, onde ficam os gigantescos tonéis de cobre nos quais a cerveja foi feita por mais de um século.

Além da possibilidade de personalizar uma garrafa com seu nome, ao final do tour você poderá degustar algumas cervejas. A dica é brindar em holandês dizendo “proost” e passar na lojinha da marca ´para conferir interessantes souvenirs. Que tal?